50 Anos de Regresso de Ultraman - Matéria Especial

 

Da queda ao triunfo

Em 2 de Abril de 2021, comemoramos os 50 anos de Kaettekita Urutoraman, ou "Regresso de Ultraman" como ficou conhecido na dublagem nacional da Cinecastro. Considerada uma das melhores séries Ultras de todos os tempos, "Regresso" foi muito mais do que o regresso dos Gigantes de Luz às telinhas...

Como se sabe, Ultraseven seria a última série Ultra produzida pela Tsuburaya, com o próprio Eiji Tsuburaya planejando um rumo diferente em sua carreira. Impressionado com os efeitos especiais das séries ocidentais, ele teve o grande desejo de replicá-los, com seu toque pessoal, em suas produções. Tal desejo foi arquivado nas séries seguintes, Mighty Jack e Kaiki Daisakusen (Operation: Mistery no exterior).

O aparente futuro da Tsuburaya, infelizmente, foi interrompido pelo falecimento de Eiji em 1970. A empresa, ainda focada na assistência em efeitos especiais pra outros estúdios, se viu em apuros sem seu líder e sem material planejado pro futuro. Hajime Tsuburaya, filho de Eiji que assumiu a empresa até falecer em 1973, só via uma alternativa pra manter as portas abertas e o legado vivo: O Regresso de Ultraman.


Surge... Ultra Fight?

É preciso entender as pressões sobre Hajime naquele momento. Apesar do grande sucesso das séries Ultras, a Tsuburaya, ainda sob a sombra da Toho para financiar as gravações, não era uma companhia lucrativa. A dona do Rei dos Monstros confiava em Eiji o bastante pra "deixar quieto" certos problemas, como a baixa audiência de Mighty Jack. Mas, apesar do talento, não tinham a mesma confiança, nem as mesmas relações, com Hajime. A Tsuburaya precisava provar sua capacidade de fazer séries lucrativas sem Eiji.

O que Hajime precisava era de uma série a custo zero, algo pra manter o interesse do público, as relações com a emissora TBS, e ganhar tempo para planejar algo melhor. Isto o levou a usar as cenas de luta dos shows anteriores, comentadas pelo apresentador esportivo Jiro Yamada, como uma luta de Boxe. Surgia, assim, Ultra Fight.

Planejado com 130 episódios, ficou claro que não havia filmagens o bastante. Foi preciso gravar novas cenas, usando o material disponível, em locações externas e sem efeitos especiais. Hajime não tinha esperanças na empreitada, que servia apenas pra ganhar tempo... até a surpresa do sucesso, trazendo novo interesse aos Gigantes de Luz.


Volte às telas, Ultraman!

Para sorte de Hajime, Eiji deixou a ideia de uma série Ultra, com o retorno do primeiro Ultraman e servindo de real sequência à série - Dado que Ultraseven era num universo distinto na época. Ultraman voltaria à terra, após anos de treino e recuperação da luta conta Zetton. Mas, ao invés de se unir a Shin Hayata, que estaria velho pra reassumir o manto, o título seria dado a um jovem protegido da Patrulha Científica, se tornando heróis de uma nova geração.

O conceito original mantinha o tom do primeiro Ultraman, inclusive com o retorno da maioria do elenco original. Hajime, percebendo que a história era meramente "mais do mesmo", junto da manutenção da estética sessentista, a dificuldade em reescalar os antigos atores e a exclusão de Ultraseven, decidiu reajustar a ideia.

Dentre as mudanças, temos a criação de uma nova "patrulha", a GAM (MAT, no original), mesclando o estilo militarista do Esquadrão Ultra (Ultra Guard no original) de Seven e as cores da Patrulha Científica (SSSP no original), adequando-os para a década de 1970. Manteve-se a ideia do "jovem protegido", agora Hideki Goh, e do "mentor", nas figuras do capitão da GAM e de Ken Sakata, amigo de Goh e o irmão mais velho da família Sakata. 

A década de 70 também foi marcada por histórias de teor mais sombrio e com maior carga dramática. Foi a época de séries e filmes na pegada de Dirty Harry, Apocalypse Now, Alien e dois dos três filmes de O Poderoso Chefão. Este novo foco, somado à queda do interesse em monstros gigantes e à grande audiência dos adultos durante reexibições de Ultraman e Ultraseven, resultou na ênfase dos obstáculos do homem que se tornaria o Ultraman na nova série.

A ideia do retorno do primeiro Ultraman ainda permanecia, mas o departamento de marketing trouxe grande objeção, alegando que só o Ultraman original não era vendável o bastante. Eles queriam algo diferente, para servir de "alavanca" pra vender mais produtos, inclusive de Ultraman e Ultraseven. Mas nada que uma "repaginada" no visual do Ultraman original, e a decisão de torná-lo um novo personagem, não resolveram. Assim, surgia o "Ultraman que voltou", que foi finalmente chamado de Ultraman Jack em 1984, 12 anos após o fim da série, em um concurso feito pela Bandai para escolher o nome do herói.


A Ultra Jornada

Com todos os aspectos da nova série decididos e a aceitação da TBS em exibi-la, "Regresso" tomou as telas em 2 de abril de 1971. Apesar da forte estreia, a audiência caiu rapidamente. O foco numa série mais madura agradou os fãs mais velhos, mas o ritmo lento e as poucas locações dos combates afastaram a audiência infantil. Muito da série não foi gravada antecipadamente, dando a vantagem de ajustá-la com base nas críticas.

Um dos reajustes feitos para dinamizar "Regresso" foi investir pesado nos efeitos especiais. O resultado foi visto nos episódios 13, "O Monstro das Marés", e 14, "A Fúria do Céu e da Terra", que foram combinados num filme, Kaettekita Urutoraman Tatsumaki Kaijū no Kyōfu ("Regresso de Ultraman: O temor dos monstros do tornado" em tradução livre) e exibidos no Toha Champion Festival. Neste episódio duplo, Jack enfrenta os Kaijus Seamons e Seagorath, e um tsunami que foi, na época, o efeito mais elaborado e custoso. Isto trouxe novo gás à série, além de mostrar mais uma vez o domínio de efeitos especiais da Tsuburaya, atraindo mais clientela para a área.

O próximo passo foi a introdução de monstros espaciais, a inclusão do Ultra Bracelete, e a confirmação de que Regresso estava num universo compartilhado. Para tanto, foi introduzido no episódio 18, "Ultraseven em Ação!", o poderoso monstro espacial e primeiro Alien da série, Bemstar. Ultraseven também reaparece num momento de apuros para Jack, entregando o já citado Ultra Bracelete e firmando o conceito do Universo Ultra, que seguiria em Ultraman Ace e Ultras posteriores até hoje.

Um passo não planejado ocorreu com a saída do ator Nobuo Tsukamoto, que fazia o Capitão Kato, devido a conflitos de agenda por atuar em vários programas. Originalmente, o ator pro novo capitão não tinha grande renome, tirando atuações em obras da Toho. Mas, para bater de frente com o desinteresse em séries de ficção científica frente ao cinema e mostrar que Ultraman não era "coisa de criança", era preciso arrumar alguém de grande nome. Para tanto, contrataram o ator Jun Negami, um associado com parceiros de negócios da Tsuburaya, para se tornar o novo Capitão Ryu no episódio 22, "Deixem esse Monstro para mim!", trazendo grande reputação à série e mais gente às telinhas.

Embora não tivesse o mesmo peso das decisões anteriores, o próximo passo para aumentar a visibilidade da série foi trazer um atleta. Para tanto, o episódio 27, "O Último Golpe", contou com a participação especial de Tadashi Sawamura, o "Demônio do Chute", como ele mesmo. Jack também usou ataques inspirados em kickboxing, um esporte em ascensão no Japão.


Tais decisões fortaleceram a reputação da série, atraindo a todos, crianças e adultos. Mas, a maior razão da popularidade de Regresso viria entre os episódios 31, "Anjo ou Demônio?" e 38, "Quando Brilha a Estrela de Ultra". Este período foi conhecido como "Autumn Masterpiece Series" ("Obra-prima das séries no outono", em tradução livre) pelos fãs japoneses, por considerarem o pico do show em termos de qualidade e conteúdo. Citemos alguns casos...

O episódio 33, "O Homem do Espaço", foi um dos episódios mais louvados da série e considerado um clássico de todos os tempos na televisão japonesa devido a representação de temas de discriminação e ódio.

O episódio 34, "Um Novo Tipo de Vida", foi notável pelo roteiro de Shinichiro Kobayashi, um estudante de 16 anos, que posteriormente trabalhou no roteiro de Godzilla vs Biollante após ganhar no evento da Toho, "Godzilla Story Finals Contest".

O roteiro do episódio 35, "O Monstro de Luz", foi escrito por Shin Kishida, que fazia Ken Sakata na série e trabalharia em Fireman, Godzilla e Sun Vulcan posteriormente. O episódio também usou de efeitos especiais normalmente reservados para filmes de terror.

E falando em Shin Kishida, ele e Rumi Sakakibara, a atriz do papel de Aki Sakata, também abandonaram a série por conflitos de agenda. A despedida dos atores foi feita com forte drama no episódio 37, "Ultraman Morre ao Entardecer", devido a ação nefasta dos Poderosos do Espaço (apenas o Alien Nackle no original) resultar na morte dos personagens, com o intuito de abalar emocionalmente, com sucesso, o Ultraman. O episódio seguinte, "Quando Brilha a Estrela de Ultra", marca o retorno não só dos gigantes Ultraman e Ultraseven, mas também de Susumu Kurobe e Kohji Moritsugu, os atores de Shin Hayata e Dan Moroboshi, respectivamente.

O período que segue depois de "Quando Brilha a Estrela de Ultra" foi notável pela audiência alta e estável, derrubando de vez qualquer dúvida da capacidade da Tsuburaya em se manter nos negócios. Em especial, cita-se o episódio 44, "Uma Garota de Coração Puro", que trouxe uma trama romântica de um dos membros do GAM e atraiu um público feminino para a série, mostrando que eles poderiam atrair qualquer pessoa para a telinha.

Com tudo isto, somado a enorme venda de merchandising da série, incluindo quatro mangás do Ultraman, não é exagero dizer que "Regresso" foi um marco de grande importância na franquia.


Legado

O sucesso de "Regresso" mostrou que a Tsuburaya era capaz de seguir com as próprias pernas e cimentou o nome Ultraman na cultura pop japonesa para sempre. Ultraman Ace estreou nas telas apenas um mês depois do fim de "Regresso", seguida sem interrupções por Taro, Leo e Ultraman 80. A unificação de Ultraman e Ultraseven sobre um mesmo universo permitiu que heróis e monstros das séries passadas aparecessem nas aventuras futuras, mesmo hoje em dia.

O nome "Goh Hideki" virou um sinônimo de "herói ideal", um herói que sobreviveu no coração do público mesmo depois do fim de Regresso, algo que as empresas rivais queriam para si. Isto basicamente alavancou o gênero Henshin Hero na época. "Regresso" também renovou o interesse em Kaiju Eiga, os filmes de monstros gigantes. Vale mencionar novamente Shinichiro Kobayashi pelo roteiro do episódio "Um novo tipo de vida", e pela ideia semelhante em Godzilla vs Biollante.

"Regresso" também foi a série favorita de Hideki Anno, o conhecido criador do anime Neon Genesis Evangelion que também é recheado de referências à Família Ultra. Antes disso, em 1983, Anno dirigiu e estreou um tributo de fã a "Regresso", Kaettekita Urutoraman Matto Arō 1-gō Hasshin Meirei ("Regresso de Ultraman: Ordem de partida do MAT Arrow-1" em tradução livre), exibido na 22ª Convenção de Ficção Científica do Japão. Nele, Anno faz o papel de Jack e enfrenta Kiruan, um monstro não visto na série original. Com o sucesso de Shin Godzilla, Anno "fechou o ciclo" como produtor e roteirista de Shin Ultraman, ainda a ser lançado em 2021 no tempo desta matéria. Coincidência ou não, o título "Shin Ultraman" ("Ultraman novo", em tradução livre) já pertenceu ao nosso herói de "Regresso", antes de ganhar o título de Jack, como citado anteriormente.


Sabe-se lá como teria sido se "Regresso" nunca saísse do papel, mas não foi o caso. A série feita num período conturbado para a própria Tsuburaya, com o intuito de se manter nos negócios e preservar o legado da empresa, se tornou algo de tal tamanho que influenciou o Tokusatsu como um todo.

Agora, para encerrar, que tal algumas imagens raras para conhecermos um pouco dos bastidores dessa encantadora produção?











0 Comentários