Falsos Ultras - Cápitulo 02

Nise Ultraseven - A Batalha de Dan Vs Seven

Estamos de volta com mais um Falso Ultra. Este vem direto da série que sequer foi planejada para ser continuação do primeiro Ultraman, mas mesmo assim, até hoje, é a que mais gerou polêmicas durante todos estes anos de existência do universo Ultra..... É claro que estamos falando do maioral, o Ultraseven, que está comemorando 53 anos de sua estreia na TV Japonesa. O herói demarcou sua trajetória dentro da ficção científica com roteiros a frente de seu tempo, apresentando através de tramas inusitadas, sutis ou não, como a raça humana pode ser a causadora de todo o mal feito a este e outros planetas.

A série, ao contrário de sua antecessora, aproveitou muito bem o conceito de mechas durante sua exibição. Apresentando diversos oponentes mecânicos das mais variadas formas, todos quase sempre eram utilizados com o intuito de conquistar o planeta Terra. King Joe, U-Tom e Crazygon são algumas das máquinas que ilustraram as aventuras de Ultraseven. Entretanto, o robô do qual vamos falar hoje é a inclemente cópia do próprio herói.



Este implacável combatente estreou no episódio 46 - "A Batalha de Dan Vs. Seven". Desde então, muitas mídias lhe conferiram diversos nomes.... Ultraseven Imit, Nise Ultraseven, Ultraseven Robot, Imitation Ultraseven, Roboto Chojin Nise... entretanto, os aliens Salome, que o construiram, se referem a ele como Warera No Sebum, que, em tradução livre, seria algo como " O Nosso Ultraseven"...



O plano dos invasores da estrela Salome consistia em utilizar uma réplica mecânica do gigante vermelho, fiel nos mínimos detalhes, incluindo técnicas de combate e todos os seus poderes. Porém, faltava algo na cópia que impossibilitava o grande ataque.

Os acontecimentos do ep. 46, que se situam já na reta final da série, se passam em um local paradisíaco, recheado de cenas externas e uma atmosfera de espionagem, onde todos os integrantes do Esquadrão Ultra podem ser vistos disfarçados e trajando roupas civis, com direito até mesmo para perseguições automobilísticas.
Durante a trama, uma misteriosa dama acaba conduzindo Dan para sua armadilha. Na verdade, a tal dama é um membro da equipe de invasores Salome. Após manter Dan aprisionado, eles revelam para ele a sua grande arma e seu plano de fazer a humanidade acreditar que Ultraseven se tornou um invasor. Porém, para isso ser possível, seria necessário extrair de Dan o segredo do Emerium Beam. Claro que Dan se negou a cooperar.

Os Invasores Salome trouxeram consigo um dispositivo chamado "Máquina de Confissão", para usar em Dan caso ele não cooperase, e assim foi feito. A fórmula foi revelada e o plano dos vilões se tornou possível.



Após ter o segredo em mãos, os Salome enviam seu falso Ultraseven para iniciar o ataque e se retiram de sua base submarina, deixando uma bomba programada para destruição total e eliminação de Dan. Felizmente, o herói consegue escapar e lança pela segunda e última vez na série o seu Monstro Cápsula Agira, por estar sem o seu Ultra-Eye.... O que vemos a seguir é um combate bem covarde, em que Agira poderia ter sido morto pelo robô de forma cruel. Em uma determinada cena, parece que o traje do Kaiju poderia ser rasgado. Muitos fãs alegam que Agira não foi agressivo o suficiente nesta breve batalha por ter ficado confuso ao ver seu mestre atacando-o, e por isso não reagiu, deixando-se espancar pela cópia de Ultraseven.



Este episódio foi dirigido por Toshitsugu Suzuki e roteirizado pelo genial Shozo Uehara, em parceria com Shinichi Ishikawa, tendo sua primeira exibição no dia 18 de Agosto de 1968, faltando apenas três capítulos para a conclusão da saga. Talvez seja por isso que criaram um oponente com um grau tão alto de dificuldade para se vencer. Sem contar que os vilões Salome estavam muito bem equipados, já que, além da cópia esmagadora do herói, também estavam instalados em uma grande base no fundo do oceano e dispunham de um extraordinário barco munido de armas que, além de navegar, se locomovia submergido e até podia voar..... Sem contar o dispositivo que faria qualquer um confessar seus segredos.



A batalha entre este falso Ultra e o original pode ser considerada única pelo fato do diretor de cenas de ação, Jun Ooki, ter construído o confronto em cima de um grande penhasco, criando cenas ensolaradas onde fica quase impossível detectar quem é quem...

Todos os ataques de Ultraseven são revidados igualmente por sua réplica robótica, levando-nos a crer que os dois poderiam empatar a peleja. Felizmente, Ultraseven é um herói cheio de táticas. Além de ter conseguido vencer o combate, ele também proporcionou aos invasores uma breve dose de seu próprio veneno.



A Imitação de Ultraseven não se limitou a este único episódio dentro da franquia Ultraman. O robô foi avistado junto a outros Ultras Mecânicos no especial Ultra Galaxy Legend Gaiden: Ultraman Zero Vs Darklops Zero, de 2010. Este especial dividido em duas partes serviu como prequel para o filme do filho do Ultraseven, Ultraman Zero The Movie: Super Deciding Fight! The Belial Galactic Empire, lançado no mesmo ano. Para isso, o vilão ganhou um novo traje.

Inclusive, vale citar que o traje utilizado para compor o visual do personagem em sua primeira aparição foi criado a partir de um antigo e desgastado traje do Ultraseven. As impulsas, como o cinto e joelheiras, além de diferenciá-lo do original, também serviram para esconder as marcas de desgaste causadas no decorrer das filmagens.



Em 1967, no mangá escrito por Daiji Kazumine, o Falso Ultraseven dá as caras novamente. Aqui, o traje dele é exatamente igual ao do herói, diferente do que foi visto na TV, possuindo os olhos extremamente humanos, como é característica do clássico desenhista. Além disso, sua destruição também foi diferente, uma vez que nosso gigante vermelho faz uso do letal Eye Slugger para acabar com o mecha.

Em 1998, foi lançada pela editora Asahi Sonorama uma coletânea destas histórias em mangá do herói.



As aparições de Ultras falsos não terminam aqui, por isso fiquem ligados que nas próximas edições o Blog Ultraman QG ainda vai apresentar vários a vocês.........

0 Comentários