Falsos Ultras - Capítulo O1

Zarab - O Irmão do Espaço

As séries do universo Ultraman da era Showa são responsáveis por criar muitos elementos e conceitos que atravessaram décadas, sendo reutilizados dentro da franquia e também influenciando outras produções dentro do segmento Tokusatsu. A Criatividade, somada a imaginação dos roteiristas, trouxeram vários tipos de oponentes, de diversas origens e formas, na trajetória dos gigantes guerreiros. Aliens, mechas, monstros, vírus, criaturas místicas, e até mesmo outros Ultras que não são heróis e estão a serviço de forças malignas, conhecidos pelos fãs como Fake Ultra, Dark Ultra e Imitation Ultra.....

Estas três categorias são o foco desta série de artigos que vamos publicar aqui no Blog, a partir de hoje, com o título de Falsos Ultras. Vamos dar um pouco de luz à presença destes Ultras malignos que tanto encantam os fãs e se tornaram elementos de contraste dentro das aventuras deste vasto universo de heróis gigantes.



O Alien Zarab é o primeiro de uma lista de falsos Ultras. Ele surgiu na série original de 1966 no Ep. 18 - Irmãos do Espaço, causando muita confusão e tentando desacreditar tanto o verdadeiro Ultraman, quanto a Patrulha Científica, para que assim pudesse escravizar a humanidade... Muito esperto, este alien mentiu, hipnotizou, manipulou e por último fingiu ser Ultraman, e só não foi mais convincente em seu plano por não ter conseguido usar a Cápsula Beta.

Embora não seja mostrado na tela, Zarab dominou toda a tripulação de um foguete terráqueo e o usou para chegar a Terra. Lançando mão de uma neblina radioativa, ele deu início ao seu plano....Seu primeiro passo foi conquistar a confiança dos membros da Patrulha Científica, pois assim seria fácil chegar aos lideres do governo e semear a discórdia para que o caos se instalasse, ao ponto de que conflitos internos desestabilizassem as lideranças.


 
O Astuto Zarab adentrou o QG da Patrulha Científica e conseguiu convencer a todos de que os habitantes do planeta Zarab eram irmãos da raça humana, e obteve um certo sucesso no seu plano, manipulando todos a sua volta se passando por benfeitor, ao eliminar a neblina radioativa...A Partir desse momento, se hospedou na base e logo hipnotizou Ide (Ito), transformando-o em seu espião. E como se não bastasse, ainda assumiu a forma da oficial Fuji para dopar Arashi, e é neste momento que Zarab mostra sua habilidade de imitar outras formas de vida.

No Decorrer da trama, Hayata acaba descobrindo quais são as verdadeiras intenções do falso irmão do espaço, mas acabacapturado por Zarab, que na verdade sempre soube que o patrulheiro era hospedeiro de Ultraman... Dando seguimento ao seu plano, Zarab usa seu poder de imitação e assume uma forma Ultra para atacar a cidade, e ainda sugere aos lideres do governo que a Patrulha Científica é conivente com o ataque do falso Ultraman.



O Plano do Alien imitador não se concretizou pelo simples fato de que ele não se antecipou em roubar a Cápsula Beta de Hayata, pois assim ele evitaria a transformação do oficial e teria imitado Ultraman até o conclusão de seu plano... Felizmente o dispositivo de transformação não foi encontrado por Zarab.
Este episódio até hoje ainda rende boas resenhas a respeito dos fatos ocorridos na trama, e principalmente o fato de que as pessoas não repararam na diferença física da imitação sempre rende boas conversas. Muitos afirmam que ninguém notou a boca triangular, as linhas negras contornando as partes vermelhas do traje, a barbatana muito pontiaguda na cabeça e também diferença gritante dos olhos, muito maiores, amarelos e mais iluminados, pelo fato dos ataques da imitação ocorrerem durante a noite.



O Fato de Hoshino entregar a Cápsula Beta para Hayata durante seu salvamento também deixa dúvidas na cabeça dos fãs. Muitos alegam que, se o menino não tinha conhecimento do segredo do patrulheiro, pelo menos desconfiava do fato. Porém, durante a mesma sequência, pode-se ver que Hoshino tinha guardado outros pertences de Hayata, anulando tal suspeita. Outra especulação a respeito de Zarab é a diferença de suas orelhas na variação de seu tamanho...Suas orelhas são projetadas para fora quando ele aparece em tamanho humano, mas ao se tornar gigante durante o combate com Ultraman, elas aparecem retraídas para dentro da cabeça...Fãs especulam que, no tamanho gigante, ele precise de muito mais força e energia. Outros afirmam que isso seja uma medida de prevenção a danos ao traje durante as cenas de luta.



O Alien Mephilas, que apareceu no Ep. 33 - A Palavra Proibida, tem uma certa semelhança com Zarab, referente a tática de usar a humanidade para atingir seus objetivos. Porém, Zarab não é um bom combatente como Mephilas, que partiu deixando seu combate empatado..... Ao imitar Ultraman, Zarab não demonstrou ter nenhum poder ou raio copiado do original. Ao tentar escapar ainda disfarçado, percebendo que não tinha condições de enfrentar Ultraman, não se sustentou ao ser atingido por uma breve rajada do Especium Ray.



O Traje de Zarab foi criado por Toru Narita, reaproveitado do monstro Ragon de Ultra Q, que também foi reaproveitado para o segundo Ragon em Ultraman no Ep. 4 - Fúria sobre o Mar. O traje passou por uma grande modificação e depois foi repintado para compor Zarab. O episódio contou com dois Dublês para o mesmo vilão...Takeshi Aono dublou e usou o traje de Zarab, e Fumio Ikeda vestiu o traje tipo A de Ultraman com as botas do tipo B, com modificações na pintura e uma máscara nova especialmente criada para o personagem... O Traje do falso Ultraman foi reaproveitado no Ep- 39 Adeus Ultraman para compor Zoffy.



Zarab se tornou bastante popular no universo Ultraman e apareceu em muitas outras produções da Tsuburaya, enganando, tripudiando e imitando a forma alheia:

Ultraman (1966) - Apareceu pela segunda vez no Ep- As Palavras Proibidas (Ilusão criada por Mephilas)
Chibira Kun (1970) - Programa Infantil; nesta Produção, Zarab Trabalha nos Correios
Ultraman Boy's Ultra Coliseum (2003) - Programa Infantil Sobre Monstros
Ultraman Mebius and Ultra Brothers (2006) - Movie
Ultra Galaxy Mega Monster Battle: Never Ending Odyssey (2008) - Série
Ultraman Mébius Gaiden: Ghost Rebirth - (2009) - Especial; apenas sua mão aparece em cena
Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legends The Movie (2009) - Movie
Ultraman Ginga (2013) - Série
Ultraman X (2015) - Série
Ultraman R/B (2018) - Série
Ultraman Taiga (2019) - Série



Aguardem a próxima edição dos Falsos Ultras aqui no Blog Ultraman QG......Estrelando o Seven Robot ............

0 Comentários