Cápsula Beta 6

1974....



Na série Ultraman Leo de 1974 o ator dublê Tatsumi Nikamoto enfrentou e superou muitas dificuldades atuando dentro do traje inteiramente cheio de agua no Ep 01 e 02, e ainda assim executando acrobacias e contracenando com outros atores em intensas cenas de ação que exigiam muito esforço com o traje esticado e completamente molhado que causava um atrito muito dolorido em todo seu corpo e como se não bastasse a máscara reduzia muito seu campo de visão.



Tatsumi Nikamoto passou a fazer parte em 1971 do Japan Action Club de Sonny Chiba e também participou como dublê na série Dinosaur Great War Aizemborg de 1977 a partir do Ep 20 vestindo o traje do gigante Aizembo que era o resultado da junção dos casal do irmãos protagonistas da série.



Tatsumi Nikamoto em Ultraman Léo se machucou muito durante as filmagens e desprendeu um esforço muito maior que outros dublês que atuaram em séries do universo Ultramam, pelo fato da série ter estreado na Tv durante o período da crise mundial do petróleo que fez com que a venda de brinquedos e bugingangas originados das séries de Tv fossem consideradas supérfluas e tornando também escasso o vinil para a confecção de trajes de monstros e aliens fazendo com que muitos deles fossem reciclados e deixando a série sem recursos para efeitos visuais focando a ação nas Artes Marciais e embora esta série não tenha obtido a audiência de suas antecessoras conquistou seus fãs e com passar dos anos foi se tornando cultuada até mesmo pelo fato de que suas limitações e dificuldades se tornaram conhecidas do público despertando curiosidade.




Durante Super Festival 67 (2014) que acontece anualmente o ator Ryu Manatsu que viveu na série Gen Ootori a forma humana de Ultraman Leo se encontrou com o dublê Tatsumi Nikamoto e falou sobre como era complicado viver o seu personagem e deixou claro que sua experiencia foi árdua durante as filmagens e destacou uma cena em que seu personagem aparece treinado em uma cachoeira em pleno inverno e que algumas tomadas tiveram de ser refeitas deixando-o exposto ao frio intenso ao ponto de ter ficado paralisado da cintura para baixo durante um tempo tendo que ser aquecido com cobertores e auxilio de massagens aplicadas pela equipe técnica e em outra ocasião Gen passa por um treinamento onde é perseguido por Dan dirigindo um jeep usando apenas um Kimono resultando em varias feridas em seu pés e braços.


Ryu Manatsu também revelou que todas as vezes em que seu personagem era repreendido por Dan Moroboshi ( Koji Moritsugo) e por consequencia era submetido a um rigoroso treinamento sempre se machucava e suas queixas com a direção eram frequentes deixando o clima tenso no set de filmagem.
Vale citar aqui que o Super Festival 67 é um evento para vendedores de brinquedos antigos e raros que percorre o Japão com suas preciosidades e o evento ainda inclui aparições de atores, dublês, diretores e apresentadores de Tv divulgando todo material a ser comercializado e a imagem acima do encontro de Ryu Manatsu com Tatsumi Nikamoto aconteceu durante a edição do evento do ano de 2015.



Em breve estaremos mostrando aqui no Ultraman QG outros aspectos da série Ultraman Leo ........Fiquem de Olho.


2 Comentários

  1. A coisa não era fácil como se via na TV mesmo... Fico impressionado com o que passavam esses atores para gravar as cenas... Acredito que hoje com os modelos que fazem os papéis em várias séries isso deve ter terminado, mas me lembro de outros atores das décadas de 80 principalmente comentando coisas semelhantes. Um exemplo é o Tetsuo Kurata de Kamen Rider Black 1987 onde ele cita que uma das cenas havia um charco com lamaçal que ele precisava passar e olhou pro diretor para esperar por um dublê pois a água ia até acima da cintura e como muito lodo e o diretor disse "não, essa cena o próprio Kotaro pode fazer, segue em frente" e assim eles iam. Seikoo Senoh de Metalder também comenta que gravavam até altas horas da noite, muito frio e fome e pouca conversa, tipo, "venham gravem isso e voltem pra lá" ou seja, a vida deles como atores não era nem de perto somente louros. É por isso que cada vez mais valorizo essa safra de séries e atores. Parabéns pela matéria, curti muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Caro Lanthys........Foram verdadeiros herois em suas trajetórias dentro do seguimento.

      Excluir