Ultrawoman - Conhecendo as Guerreiras da Luz

Uma guerreira de luz está chegando no universo dos Ultras, mas ela não é a única, vamos conhecer as Ultrawomans!
 

Dentro do Tokusatsu, é pouco o número de heroínas, exceto na franquia Super Sentai que desde a sua primeira produção tem sempre uma mulher que seja marcando presença na equipe. Existem séries isoladas e até um gênero chamado ''Henshin Heroine'' da qual se encaixam produções populares como Majou Sensei, Patrine, Sailor moon entre outras. O que ocorre é que o Tokusatsu sempre foi taxado como algo feito especialmente para garotos, diferente dos mangás e animes, o Tokusatsu não possui uma divisão de gênero (por exemplo: Shounen para garotos, Shoujo para garotas...) e também temos como um dos atributos da cultura nipônica o certo machismo que é comum e não é de hoje.

Na franquia Ultraman, no entanto, as mulheres sempre estiveram presentes. Na primeira série, Ultra Q de 1966, tivemos uma mulher junto com os 2 protagonistas homens, a repórter Yuriko Edogawa (interpretada pela atriz Hiroko Sakurai, que um ano depois seria escolhida para viver Akiko Fuji em Ultraman) que investigava os acontecimentos e casos de monstros gigantes. 


A primeira Ultrawoman  da franquia
Em Ultraman (1966) tivemos a carismática Akiko Fuji como membro da Patrulha cientifica e que era uma grande aliada. Em 1972 na série Ultraman Ace, Yuko Minami se transformava junto com Hokuto Seiji, sendo a primeira transformação á unir um homem e uma mulher.  Mas a primeira Ultrawoman apareceria em 1973 na série Ultraman Tarô, a Ultra Mother. Ultra Mother (Urutura no Haha ou mãe dos Ultras) é casada com Ultra Father e ambos são pais biológicos de Tarô e pais adotivos de Ultraman Ace. Ela tem um cargo de alto escalão na hierarquia dos Ultras, porém não atua como uma guerreira, sendo a médica principal que trabalha na cruz de prata de M-78 e cuida dos guerreiros feridos na terra da luz. Seu nome real é Marie, mas isso só foi revelado anos mais tarde no filme ''Mega Batalha na Galáxia Ultra''.


Yullian/Ryoko Yoshi

Depois de Ultra Mother, ficaríamos um bom tempo sem ver uma Ultrawoman na franquia. A segunda viria em 1979, na animação The Ultraman, ou Ultraman Jonias como ficou mais conhecido. Amia é a irmã mais nova de Jonias vinda do planeta U-40, apesar de ser irmã de um Ultraman ela não podia ficar gigante e tinha poderes bastante limitados. Outra Ultrawoman viria no ano seguinte na série Ultraman 80. A princesa Yuliian (interpretada pela atriz Sayoko Hagiwara) é filha do Ultraman King autoridade máxima no país dos Ultras. Ela veio para a terra para avisar 80 da chegada do poderoso King Galtan, porém ao chegar na terra sofre de amnésia e pela sua forma humana ganha o nome de Ryoko Hoshi. Infelizmente ela aparece apenas nos episódios finais da série não explorando muito o seu passado. A última Ultrawoman apareceria em 1987 no curta animado Ultraman USA (Ultraman: The Adventures Begins) feito em parceria da Tsuburaya e a Hanna Barbera. Beth O'Brie se transformava na Ultrawoman Beth e fazia parte da Ultra Force junto de Ultramna Chuck e Ultraman Scott.



Amia e Ultrawoman Beth 

Durante muitos anos, os fãs sempre questionaram sobre não ter mais Ultras mulheres nas séries, até que recentemente, a Tsuburaya anunciou uma nova Ultrawoman a ser inserida na franquia. Ela irá aparecer no filme de Ultraman R/B que irá estrear no próximo ano, e se seguir o padrão deverá estrear em março. Quem acompanha R/B sabe que os irmãos Minato (Rosso e Blu) tem uma irmã mais nova, a ainda estudante Asahi Minato e que ela por muitas vezes até agora se mostrou ter algum poder misterioso, inclusive conseguindo despertar a luz de Orb podendo assim ajudar os seus irmãos . No filme, ela será a Ultrawoman Grigio o qual já teve o seu visual revelado por enquanto somente no catálogo de brinquedos. Como ela ganhará esses poderes ainda é um mistério e também ainda não se sabe se ela desenvolverá esse poder ainda na série. No filme ela deverá ser uma peça chave para o desfecho, já que com o poder dela eles poderão se fundir tornando-se a forma mais poderosa de R/B  o Ultraman GRB (Groove) utilizando o poder do Makoto Crystal.


Ultrawoman Grigio, a nova Ultraman

Grigio será a primeira Ultrawoman da nova geração de Ultras, assim como a primeira depois de 30 anos. Isso mostra que a Tsuburaya realmente pretende inovar e também continuar referenciando séries do passado, R/B vem referenciando bastante a série Triple Fighter (também da Tsuburaya) que mostrava 3 heróis que se fundiam para se tornar um mais poderoso, sendo 2 homens (Red Fighter e Green Fighter) e uma mulher, a Orange Fighter. Veremos como a Grigio irá se desenvolver e se ela irá cair no gosto das garotas. Quem sabe assim, possamos ver mais guerreiras Ultra.

OUTRAS GIGANTES

No filme Ultraman Tiga: A Odisseia Final tivemos uma vilã bastante marcante Camearra (ou Kamilla), ela era líder do trio de gigantes negros que no passado eram parceiros de Tiga, antes dele escolher a luz. Outras Ultrawomans podem ser vistas no filme Ultra Galaxy: Mega Monster Battle de 2009, essas aparecendo apenas algumas vezes e sem importância na trama.



0 Comentários