Itens de Transformação.... Primeira Parte


Dispositivos....

Apresentaremos nesta matéria os itens que permitem aos hospedeiros, formas humanas e aliens se transformarem em Ultras e manteremos a mesma atualizada de acordo com o surgimento de novos herois. Estes itens de transformação foram acompanhando a evolução das séries e ganharam tamanhos, formas e cores variadas (De óculos até Escova de Dentes) e em certos momentos foram cruciais para o desenvolvimento de um Ep. Através de décadas até mesmo os vilões da franquia Ultraman foram ganhando seus itens de transformação mas o que veremos aqui são apenas os artefatos dos herois, desde o primeiro Ultraman até os herois dos dias atuais.



Cápsula Beta....
Ultraman, ao chegar a Terra perseguindo o Kaiju Bemlar, acaba colidindo sua esfera com a nave da Patrulha Científica pilotada pelo oficial Shin Hayata causando sua morte.....Para reparar o ocorrido Ultraman decide se fundir com o patrulheiro dividindo sua energia vital com ele e também lhe entrega a Cápsula Beta que permite que ele se transforme no gigante prateado quando for necessário.
A Cápsula Beta é um artefato que resiste a altas quedas e podemos notar isso no Ep 26- O Príncipe dos Monstros, quando durante a luta contra Gomora a Cápsula Beta se desprende do corpo de Ultraman, despencando até o chão sem sofrer nenhum dano, e no final da série no Ep 39- Adeus Ultraman também podemos concluir que a Cápsula não era privilégio apenas de Ultraman, pois Ultraman Zoffy usou a sua Cápsula Beta para separar Ultraman de Hayata para assim poder leva-lo de volta para M-78......
Não basta empunhar a Cápsula Beta para que Hayata se transforme em Ultraman, ela precisa ser acionada através do pequeno botão vermelho e isso fica óbvio no Ep 33- As Palavras Proibídas, quando Hayata estava dentro do Disco Voador do Alien Mephilas e tenta se transformar empunhando a Cápsula, mas o Alien o paralisou antes que o botão fosse acionado; e quando a nave foi atacada pela Patrulha Cientifica o corpo de Hayata paralisado tombou ao chão acionando o botão vermelho possibilitando sua transformação.....
Nota- Outro aspecto sobre este dispositivo que vale ser lembrado é que outra pessoa senão Hayata não consegue usa-lo para se transformar em Ultraman pois no Ep 26, quando a Cápsula se desprende do corpo de Ultraman durante a luta contra Gomora, ela é encontrada pelo menino Ossamu que mais tarde tenta se transformar em Ultraman sem conseguir nenhum efeito.


Ultra Eye....
Este é sem dúvida nenhuma o item de transformação mais interessante criado para uma série da Tsuburaya, e até hoje depois de décadas de sua aparição ainda continua sendo um grande sonho de consumo entre fãs da franquia Ultraman, em especial aos da série original de 1967.

Como sempre digo aqui no Blog, Ultraseven se destaca das outras séries do universo Ultraman por inúmeros motivos, e dentre eles o visual moderno e arrojado dos aparatos mostrados na produção que em certos aspectos ainda permanecem com um design único até os dias de hoje.....O Ultra Eye (Ultra Olho) tem a forma de um visor futurista que permite a Dan Moroboshi assumir sua forma verdadeira apenas colocando-o no rosto quando nas situações de grande perigo.


Dan Moroboshi não é um hospedeiro humano como Shin Hayata, pois a Tsuburaya além de não ter criado a série Ultraseven como uma continuação de Ultraman, também lançou um novo conceito onde o herói não precisou usar um hospedeiro, no entanto ele elaborou uma cópia de um Alpinista (Jiro) e passa a usa-la como disfarce para conviver entre os humanos e por consequência se tornar membro do Esquadrão Ultra......

No Ep 03 O Mistério do Lago, Dan tem seu dispositivo de transformação roubado pelo primeira vez pelos Aliens Pitt para que Eleking possa atacar o planeta sem que nada o detenha....

No Ep 04 Responda Max, Dan é enganado por um agente Godola que se disfarça de uma linda mulher que precisa de ajuda na estrada para assim poder roubar o Ultra Eye.....

E, no Ep 25 A Era Glacial, a Terra é ameaçada de ser totalmente congelada pelos Aliens Poll e durante o decorrer da trama Dan Moroboshi perde o Ultra Eye na neve e fica impedido de se transformar.......

Ao contrário do primeiro Ultraman e também de todos os gigantes que vieram a surgir, Ultraseven não é avistado em sua cena de transformação subindo pois seu henshin é mostrado de forma diferente com Dan Moroboshi colocando o visor nos olhos e a seguir é mostrado o traje de Ultraseven tomando o seu corpo da cabeça para baixo.

Nota- Além de ter sua abertura original retirada quando foi exibida nos EUA, Ultraseven também teve nomes de personagens trocados e o Ultra Eye também teve seu nome mudado para Ultra Task Mask.


Ultra Rings....
Ultraseven apresentou 49 Eps e ficou no ar de 01 de Outubro de 1967 até 09 de Agosto de 1968, e após seu final a Tsuburaya só voltou a apresentar um novo Ultraman em 1971, cuja a série aqui ficou conhecida como O Regresso de Ultraman que mostrou ao mundo um Ultra que não precisava de nenhum dispositivo de transformação..............Mas surpreendeu os fãs no ano de 1972 com a série Ultraman Ace, que estreou com muitas inovações e entre elas, pela primeira vez, dois hospedeiros humanos que obviamente precisavam de dois dispositivos para que Ace pudesse surgir......


Em Ultraman Ace os itens de transformação são dois anéis com design arrojado e que muitos fãs afirmam que se parecem com as naves da série anterior O Regresso de Ultraman.....Estes anéis são conhecidos como Ultra-Rings.

Um simplório entregador de pão chamado Seiji Hokuto e a enfermeira Yuko Minami são mortos tentando ajudar uma menina de cadeira de rodas durante o primeiro ataque do Choju Verokuron e tudo isso é observado por Ultaman Ace, Ultraman, Ultraseven, Zoffy e Ultraman Jack, em sua chegada ao nosso planeta, e assim Ace, devido a bravura destes dois humanos, coloca os dois anéis em Hokuto e Minami, revivendo-os e deixando sua força vital com eles.....A Partir deste dia, eles precisam tocar os dois para que o gigante apareça.

Em certos momentos eles gritam Ultra Touch ao unirem seus aneis, mais adiante na série pode-se concluir que Ultraman Ace não necessitava de dois hospedeiros, pois Minami faz parte de uma antiga civilização lunar e parte para a Lua entregando seu anel a Hokuto, que o coloca na outra mão e passa a se transformar sozinho juntado os aneis.....Isso acontece no Ep 28 - Adeus Yuko - Irmã da Lua.

Existem boatos a respeito da separação de Hokuto e Minami que apontam para o fato de que as crianças, ao imitar os saltos e cambalhotas que os personagens executavam para juntarem os anéis, acabaram se machucando e que por causa disso foi solicitado aos roteiristas que fosse criado um roteiro com uma boa justificativa para que os dois fossem separados......Outros boatos apontam a não renovação do contrato da atriz Mitsuko Hoshi.....E Ainda existem os que afirmam que o público que assistia as séries da franquia não tenha aceitado muito bem o fato de uma mulher ser um Ultraman.

Nota- É Preciso que se diga que, embora não seja tão perceptível, os anéis não são exatamente iguais....O anel de Hokuto possuí duas listras vermelhas, uma reta e outra curta na lateral, enquanto que o anel de Minami possúi apenas uma listra.


Ultra Badje....
Chegamos ao ano de 1973 e a Tsuburaya apresentou ao público uma nova proposta dentro universo dos gigantes vindos de M-78.......Chegou a vez de apostar em um herói mais voltado para as crianças, tendo em visto que as séries anteriores eram mais direcionadas ao público infanto-juvenil......Desta vez o item de transformação mostrado se parece muito com um distintivo (Insígnia, Emblema) e foi ofertado a Kotaro Higashi pela Dama de Verde, que na verdade era a Ultramother em sua forma humana, o Ultra Badje foi entregue a ele como se fosse um amuleto de boa sorte.


A Forma do Ultra Badje mostra claramente a influência da cultura Hippie dos anos 70 e se parece muito com os medalhões que os adeptos desta cultura despojada e colorida usavam na época.....Este item também se destaca entre os demais por ter sido entregue ao seu hospedeiro por outro Ultra e pelo fato de que foi devolvido no final da série no Ep 53- Adeus Taro! A Ultra Mãe! Foi uma grande surpresa para a meninada que assistia a série na época ver Kotaro Higashi devolver o Ultra Badje para a Dama de Verde e ainda foram contemplados com o embate do hospedeiro humano usando apenas sua experiência de patrulheiro do ZAT contra Valkye Seijin, que não se importou em saber que Kotaro não era mais hospedeiro de Ultraman Tarô.


Nota- Os Primeiros Ultra-Badjes fabricados para venda continham partes metálicas e foram retirados do mercado e substituídos por peças inteiramente de plástico.

Leo Ring....
Chegamos ao ano de 1974 e a Tsuburaya apresenta a série Ultraman Léo, retornando ao conceito de forma humana surgido em 1967 na série Ultraseven, cujo o protagonista está diretamente ligado a esta série...... Pela primeira vez a Tusburaya apresenta ao público um herói que não é oriundo de M-78 e nos mostra um guerreiro que pertence a uma raça similar aos Ultras, vivendo secretamente em nosso planeta disfarçado com a identidade e forma humana de Gen Ohtori, a série não mostra a origem do Léo Ring (Anél do Leão).


Pela segunda vez um item de transformação surge no formato de anel pois como vimos acima Ultraman Ace foi a primeira série a mostrar anéis como objetos usados para transformação.....Mas desta vez o anel serve para mostrar a verdadeira forma de Ultraman Léo, vindo de L-77 na galaxia do Leão.......O Léo Ring tem a forma de uma cabeça de leão dourada com uma pedra preciosa vermelha e é usado na mão esquerda de Gen Ohtori.

A Primeira vez que Ultraman Léo surge no Ep 01- A Morte de Ultraseven! Tóquio Está Afundando, não é possível ver o uso do Léo Ring em sua transformação pois ele surge no céu para ajudar Ultraseven que está em perigo e no final da série no Ep 51- Adeus Léo! Partida em Direção ao Sol sua forma humana retira o Léo Ring do dedo e parte para conhecer todo o planeta Terra apenas como um simples humano.

Nota- A Série Ultraman Léo é a primeira mostrar um herói secundário, porém este herói (Astra - Irmão de Léo,) não tem forma humana nem hospedeiro, portanto não necessita de um item de transformação.

Beam Flasher....
A Tsuburaya em 1979 trilhou os caminhos da animação trazendo um novo Ultraman para as telas na série The☆Ultraman, muitos dos conceitos das séries live-action foram mantidos e um deles é o item de transformação.....O Protagonista da série se chama Ultraman Jonias e se funde com Choichiro Hikari no espaço deixando com ele o Beam Flasher, que tem a forma de uma estrela de cinco pontas na cor verde escuro.


Nota- Choichiro para se transformar em Ultraman Jonias precisa colocar o Beam Flasher na testa porém em algumas cenas ele o joga para alto como se estivesse dando uma carga no artefato para depois posiciona-lo em sua testa.

Bright Stick....
No ano de 1980 chega ao nosso planeta um novo gigante prateado vindo da distante Terra da Luz..... Com o disfarce de Professor da Escola Secundária de Sakuragaoka, Takeshi Yamato, secretamente além de lecionar é membro do equipe UGM .


Para se transformar em Ultraman Eight, o Professor Yamato usa o Bright Stick que traz sempre consigo, após um gestual rápido usando os dois braços ele empunha o artefato que é claramente baseado na "Cápsula Beta" do primeiro Ultraman, e no momento da ativação o Bright Stick aumenta de tamanho e libera energia do cristal localizado em sua extremidade, possibilitando que a verdadeira forma de Eight apareça.

Esta série ficou marcada por mostrar a segunda Ultrawoman deste universo..... A Princesa Yullian, filha de Ultraman King que vem ao nosso planeta para avisar Ultraman Eight sobre um plano traçado para assassina-lo, e embora ela não tenha uma grande presença nos campos de batalha contra monstros e aliens, torna-se membro da UGM. A sua forma humana se chama Ryoko Hoshi e foi interpretada pela atriz Sayoko Hagiwara, que mais tarde se tornaria muito querida por seus personagens em séries da concorrente Toei.... Dyna Pink em Kagaku Sentai Dynaman e Nefer em Choushinsei Flashman .


Nota- Ryoko também tem seu artefato de transformação que tem a forma de uma pulseira chamada Bright Bracelet.........Esta série se diferencia das anteriores por mostrar dois artefatos de transformação diferentes.

Após a exibição de Ultraman 80, os Ultras perderam um pouco de gás e um grande hiato se estabeleceu nas Ultra séries, embora a Tsuburaya tenha continuado suas atividades exibindo Andro-Mellos e entrado em co-produções com outros estúdios fora do Japão (Powered e Great). Os Ultras produzidos na terra do sol nascente só voltaria a surgir em 1996 com Ultraman Tiga e seus sucessores...............Mas isso nós mostraremos mais adiante na segunda parte desta matéria.

Fiquem ligados..............

3 Comentários

  1. Show de matéria! Os itens de transformações são muito interessantes e podemos ver que até nisso a Tsuburaya sempre foi inovadora e original. Muita informação reunida e tudo muito bem explicado... Aguardando a segunda parte rsrs

    ResponderExcluir
  2. Li por completo..,super Dj e ultra conhecedor da franquia,ri na parte ,onde ja até foi usada para realizar,a transformação..,uma escova de dentes..,show!, curto muito a inovação neste quesito,que a serie do Ace,apresentou...,Ultra-abraço!

    ResponderExcluir