Review - Ultraman X




Desde 2013, a Tsuburaya Productions vem apostando em novas ideias com a sua franquia de 50 anos, Ultraman. Uma nova abordagem foi criada a partir de Ultraman Ginga. Desde então, a produtora vem apresentando em séries curtas, porém bem diferenciadas com apostas inovadoras, saindo do convencional e criando uma versão modernizada da franquia, claro, sem perder a essência que sempre apresentou durantes esses longos 50 anos. Em 2015, foi a vez de Ultraman X entrar em cena.

Ultraman X estreou no dia 14 de julho de 2015. Essa série foi a primeira a ser exibida simultaneamente em todo o mundo, graças ao contrato entre a Tsuburaya e um dos maiores serviços de streaming do mundo, o Crunchyroll que visa atender a demanda de fãs de anime e produções asiáticas em geral. O Brasil foi um dos países que pôde acompanhar X quase ao mesmo tempo com o Japão, e esta exibição deu tão certo que a série conseguiu alcançar o público que a Tsuburaya esperava conquistando excelentes números de acessos. Segundo a FIELDS, empresa que detém parte das finanças da produtora, a série até o seu último episódio que foi ao ar no dia 22 de dezembro, já havia registrado mais de 400 milhões de acessos, tornando-se assim, o Tokusatsu mais assistido de 2015.


É deste grande sucesso que iremos falar agora! Afinal, qual seria o motivo que fez Ultraman X ser tão bem recebido e aclamado pelo público?

Bom, começamos falando da história...

A série começa com uma batalha entre Ultraman X e um poderoso inimigo em formato de esferas passando próximo do sol (uma clara referência ao primeiro episódio de Ultraman – 1966). Devido a batalha ser acirrada, o Ultraman se vê obrigado a lançar o inimigo em direção ao sol. Porém, isso causaria uma grande explosão que resultaria em consequências trágicas para a nossa terra e também para o Ultraman que teve seu corpo convertido em dados de computadores. A explosão solar foi chamada de Lampejos Ultra e despertou misteriosos bonecos conhecidos como Spark Dolls que podem se materializar em poderosos monstros.

15 anos depois, a terra passa por um grande avanço tecnológico e após anos de pesquisas, passam a utilizar os poderes dos Spark Dolls como armas para defender a terra. A Unver foi a responsável pela pesquisa e também cria uma equipe especializada em combate aos monstros, formada por grandes cientistas e especialistas em armas. O nome da equipe é XIO (Xeno Invasion Outcutters).

Somos então apresentados ao protagonista da trama, o jovem Daichi Ozora. Um jovem que possuí um sonho: Criar um mundo em um lugar onde os humanos e os monstros possam coexistir. O garoto teve sua vida totalmente mudada a 15 anos atrás devido ao ocorrido dos lampejos Ultra e acabou perdendo os seus pais. O pai de Daichi era um renomado cientista que estava pesquisando sobre os Spark Dolls, o que fez o garoto criar um laço de amizade com um deles, o monstro Gomora. Já adulto, Daichi se integra a XIO para tentar concluir a pesquisa de seu pai e também proteger a terra.


Em um ataque do monstro Demaga a terra, o jovem se vê em uma situação crítica até ouvir uma misteriosa voz que diz: “Unite” (União) e é banhado por uma poderosa luz. Era o Ultraman X que se une ao jovem para poder voltar a sua forma original e assim derrotar o monstro. O gigante de luz passa a viver em forma de dados no comunicador de Daichi. Os dois agora passam a ser grandes amigos se unindo para deter as invasões alienígenas e também dar um fim definitivo ao responsável aos ataques a terra.

A Equipe da XIO é um dos melhores times de defesa já visto na franquia. Vamos conhecer todos os membros.


Daichi Ozora: Um rapaz de 20 anos que teve sua vida mudada após o ocorrido dos lampejos Ultra. Ele trabalha no laboratório da XIO e também sempre está junto nas missões de combate aos monstros. Daichi acredita firmemente que os monstros podem coexistir com os seres humanos.

Asuna Yamase: Asuna é uma garota doce e ao mesmo tempo muito esquentada. Especialista em combate e artes marciais, ela é capaz de pilotar o Land Musketty sozinha e muitas vezes e designada a operar missões perigosas ao lado de Daichi. Ela também tem um senso de moda afiada.

Shotaro Kamiki: Kamiki é o capitão da equipe XIO. Apesar de manter sua postura como capitão e líder da equipe, ele também compartilha do mesmo sonho do de Daichi de coexistir com os monstros.
 
Sayuri Tachibana: Sayuri é a vice-líder da equipe XIO, ela toma as decisões de planejamentos e analises de estratégias no combate e tem voz ativa quando o capitão não está presente. Ela acaba sendo como uma mãe para o time. Especialista também em salva-vidas, ela já experimentou o poder da luz uma vez se transformando em um Ultraman.

Wataru Kazama: E é um dos oficiais mais experientes, com seis anos dentro da XIG, é um ótimo atirador, e opera veículos de investigações especiais. Apesar de as vezes ser desleixado, ele possui um forte senso de justiça e é muito parceiro e muitas vezes rival de Hayato Kijima

Hayato Kijima: É o parceiro e rival de Wataru na equipe, e ironicamente acabou sendo designado como seu sócio. Mesmo sendo muitas vezes rivais os dois fazem um ótimo trabalho em conjunto. Hayato é um especialista em combate aéreo, pilotando Sky Musketty enquanto Wataru controla o sistema de tiro. Ele também é considerado a vanguarda da Equipe de Investigação Xio.

A equipe também é composta pelos dois operadores de comunicações Takeru Yamagushi e Chiaki Matsudo (Para quem não sabe, ambos são da banda Voyager que canta os temas da série além de muitas outras músicas da franquia), além dos cientistas Dr Guruman, um alien da raça Fantom responsável pela criação da maioria das armas do time, o jovem Mamoru Mikazuki e a bela Rui Takada que possuí um amor platônico por Ultraman Zero. 


A série além de trazer ótimos efeitos especiais, apresenta roteiros simples, fáceis de entender até mesmo para quem não está familiarizado com a franquia. Como de costume, a Tsuburaya faz diversas referências e homenagens. Podemos ver elementos de diversas séries anteriores, como por exemplo, monstros bastante conhecidos pelos antigos fãs, entre eles, temos inclusive monstros da série Ultra Q (produção anterior a Ultraman) como Gomez e Pigmon.

O Ultraman X aparentemente possuí um design bem futurístico e tecnológico e o mais interessante na série, é o fato do Ultraman depender muito da força e tecnologia da terra para vencer as ameaças. A XIO passa a ter uma grande importância na trama, pois cria armas baseadas em um monstro a cada vez que X vence, o poder de X é então aliado a essa tecnologia que o permite utilizar diferentes armaduras Cyber. Entre elas estão Cyber ElekingCyber Gomora Cyber Zetton. 


Como é de praxe, a série não aborda apenas o X como herói e outros guerreiros Ultra de diferentes dimensões aparecem. O primeiro Ultra a dar as caras é o Ultraman Zero, que tem o poder de cruzar dimensões e aparece para salvar a cientista Rui que acaba encurralada pelo tirano Nackle Seijin. Mais tarde, Daichi analisa o poder de Zero e consegue o poder do Ultimate Aegis (Armadura utilizada por Zero criada a partir do poder do Ultraman NOA e o lendário escudo de Baradhi). Usando o poder de Zero, o X consegue atravessar a dimensão e lutar ao lado de Zero contra o monstro Black King e o Alien Nackle (perceberam a referência a Ultraman Jack?).


Outro visitante conhecido é o Ultraman Max. O Sran Seijin aparece com a aparência de Kaito Touma (Max) dizendo ser um cientista que estava envolvido na pesquisa dos Spark Dolls junto do pai de Daichi. O falso Kaito consegue enganar Daichi e junto dele consegue concluir a carta com o poder do poderoso Zetton, mas antes que o alien pudesse se apoderar do poder da carta, o verdadeiro Kaito aparece e se transforma em Ultraman Max para deter os planos malignos de Sran junto de X.

Mais mundos são conectados quando Demaga ressurge a terra. Revivido por Gina Spectre, ela é irmã de Judar Spectre e Guar Spectre. Judar Spectre havia sido derrotado por Ultraman Victory e os Ultra-Brothers (essa batalha pode ser vista nos especiais Ultra Fight Victory). Os dois retornam para poder vingar a morte do irmão. Arisa, que é um membro da UPG acaba encontrando a equipe da XIO, e ambos se tornam amigos, Arisa revela a existência dos Ultras Ginga e Victory, ela estava à procura de seu amigo Sho (Victory).
Daichi acaba encontrando Sho que estava sendo mantido refém. Após descobrirem os planos dos irmãos Spectre, os dois se aliam para deter a ameaça, mas antes, Daichi passa por um treinamento com Sho para poder utilizar todo o poder do X-Lugger, dominando assim todo do poder de sua nova forma, o Exceed X. Durante a batalha, Hikaru Raidou também chega para unir força se transformando em Ultraman Ginga. Fazendo assim, um dos melhores momentos da série.


O último Ultra a dar as caras na série é o Ultraman Nexus, que aparece no episódio 20. Este episódio foi não apenas um crossover entre os dois Ultras, como também uma bela homenagem a série Ultra de 2004.  No episódio, a Capitã Tachibana participa de uma operação para eliminar um ataque de criaturas conhecidas como Space Beasts. No entanto, ao mesmo tempo as suas filhas sofrem um ataque no Canadá pelo monstro Bemlar. Estando incapaz de agir, devido a sua determinação e desejo em proteger as filhas ela é escolhida pela luz e se transforma em Nexus, utilizando o Evoltruster (item de transformação utilizado pelos Deunamists). Se tornando um Ultraman, ela vai até o Canadá e salva as suas filhas. Um ponto que merece ser destacado, é a presença do ator Takuji Kawakubo, que em Nexus interpretou Komon Kazuki. Aqui, ele interpreta o marido da capitã Tachibana. Voltando ao Japão, os Ultraman enfrentam junto a ameaça dos Space Beast em uma fantástica luta, muito bem desenvolvida e trazendo de volta toda a atmosfera, assim como a bela trilha sonora de Nexus.


No dia 12 de março deste ano, estreou nos cinemas japoneses o filme Ultraman X The movie - Kitazo! Warera no Urutoraman! (Ultraman X o Filme – Ele chegou! O nosso Ultraman!). O filme serve como uma sequência direta da série, sendo também o verdadeiro desfecho da história, onde finalmente, Daichi e X se despedem, e o gigante retorna para o seu habitat natural. A história do filme é bem simples, mas traz de volta 2 personagens importantes da franquia, Ultraman e Ultraman Tiga, algo natural, já que o filme já fez parte das comemorações de 50 anos da franquia.


O filme também traz de volta todo o carisma da atriz Takami Yoshimoto. Ela interpreta Rena Yanase em Ultraman Tiga e também é filha de Susume Kurobe, que como todos sabem, viveu (e até hoje vive) Hayata, o primeiro Ultraman. Outros Ultras também aparecem totalizando 8 Ultras presentes no filme. Os guerreiros Ultra se erguem para deter a ameaça provocada pelo monstro Zaigorg, que não aparece sozinho e vem acompanhando de mais dois monstros, Golza e Antlar. Resta ao Ultraman X utilizar os poderes de Ultraman e Tiga para usar uma nova arma e então, salvar o dia.

Ultraman X contou com apenas 22 episódios, mas que foram o suficiente para se tornar uma série memorável. Muito pelos personagens marcantes e bem construídos, suas características e personalidades é algo que deve ser muito bem observado. Daichi é um protagonista forte e determinado, apesar de ser um pouco inexperiente, ele supera seus medos e dúvidas, se tornando apenas um com X. Aliás, o laço formado entre os dois é algo admirável. A produção teve nomes como Koichi Sakamoto, que teve grande parte do crédito nas cenas de ação da série, e também Kiyotaka Taguchi como o principal diretor e produtor, que nos presenteou com belíssimas cenas e fotografias, sem dúvidas a série foi uma das séries que contou com os efeitos especiais mais bem produzidos até hoje. Tão bom foi o trabalho de Taguchi que o mesmo continuou o trabalho no filme de X, e também foi quem dirigiu Ultraman Orb assim como o próximo filme que estréia em março deste ano, filme que também marcará o retorno de Daichi e Ultraman X que irá se juntar a Gai Kurenai e toda a equipe da SSP para uma nova e eletrizante aventura.

E este foi o primeiro review aqui do Blog Ultraman QG, como já mencionado, a série se encontra com todos os 22 episódios disponíveis de forma gratuita no Crunchyroll com legendas em português. Se você ainda não viu, essa é a hora de conhecer essa magnifica série que modernizou de forma grandiosa a franquia de super heróis mais antiga do Japão!


Ficha Técnica: 

Nome Original: Ultraman X  (Urutoraman Ekkusu)
Número de episódios: 22 
Data de exibição: 14/06/2015 a 22/12/2015
Direção: Kiyotaka Taguchi 
Direção de efeitos: Koichi Sakamoto 

Elenco: 

Kensuke Takahashi (Daichi Ozora)
Akane Sakanoue (Asuna Yamase)
Yoshihiko Hosoda (Wataru Kazama)
Ukyo Matsumoto (Hayato Kishima)
Yuu Kamio (Shotaro Kamiki)
Sarara Tsukifune (Sayuri Tachibana)
Takeru Yamagishi (TAKERU)

Chiaki Matsudo (Chiaki Seshimo)
Yuichi Nakamura (Ultraman X voz)

Produção: Tsuburaya Productions 

0 Comentários