Ultraman Z - Diário de Bordo

Clamem pelo meu nome!

No dia 20 de Junho de 2020, tivemos a estreia de Ultraman Z. Demonstrado em seu primeiro episódio, o novo herói surge na tela trazendo muitas inovações mescladas a referencias e conceitos antigos que fizeram da franquia Ultraman o que ela é hoje........Até mesmo o modo de assistir a série é diferente, pois este novo Ultraman tem sua estreia em plena pandemia mundial do vírus Covid 19, onde a palavra de ordem é "Fique em Casa".....
A Tsuburaya manteve a estreia da série no dia marcado, às 9 horas da manhã na TV Tokyo e às 9:30 em seu canal no Youtube para o mundo, inicialmente com legendas em inglês. Até o fechamento desta edição, o episódio, com mais de 1,6 milhão de visualizações, já conta com (fan)legendas em português.


O primeiro episódio, com a tradução adequada de "Clame meu nome" (ご唱和ください 我の名を! - Goshouwa Kudasai Ware No Na Wo no original), abre a saga deste segundo Ultraman Azul a estrelar uma série (o primeiro sendo Ultraman Cosmos), e logo de inicio nos deparamos com um monstro originado em Ultra Q, o qual foi composto a partir de um traje de Godzilla. Isso mesmo pessoal, o Monstro Ancião Gomess é o primeiro Kaiju a aparecer na série, exatamente como em sua aparição original em Ultra Q.
Como sabemos, a Tsuburaya sempre fez questão de revisitar seus personagens clássicos em novas produções, fazendo assim com que tanto os novos fãs quanto os veteranos possam se identificar com o que estão assistindo.


O Roteiro do já falecido  Kouta Fukihara para este primeiro episódio foi extremamente ágil e minucioso, mostrando na tela situações que misturam nostalgia com novidades, resgatando situações vistas no passado da franquia com um novo direcionamento. Um grande exemplo disso é a referencia feita a Ideki Goh, de O Regresso de Ultraman, onde Haruki, em meio a todo caos provocado por Gomess, resolve salvar um pequeno cão em uma ação que poderia ter resultado em sua morte.....Porém o que presenciamos na tela é um salvamento sem mortes, já mostrando que Haruki é um futuro hospedeiro humano de forte personalidade e com grande objetivo de salvar vidas.


Não é novidade que, a cada ano que passa, o universo Ultra se distancia cada vez mais das demais produções de super heróis de outras produtoras, e o aprimoramento dos efeitos visuais é um dos motivos que contribuiu muito para isso. Nesta nova saga da Tsuburaya, não passa desapercebida a inovadora técnica de se produzir cenas com grande pirotecnia e destruição em larga escala, pois a movimentação dos gigantes não se concentra em uma pequena parte da cidade.....
A direção de certeira de Kiyotaka Taguchi e seus assistentes apostou em uma ação que se move estendendo o campo de batalha por mais de um ponto da cidade, com câmeras aéreas que também se movimentam, dando um realismo nunca antes mostrado na TV.  Com certeza os fãs dos filmes de monstros gigantes da Toho (Kaiju Eiga) aprovaram o que foi mostrado na tela de forma clara e ensolarada....Nitidamente o oposto das produções americanas onde monstros só aparecem em dias nublados ou a noite...

Existem pontos  muito interessantes a ressaltar neste "primeiro contato" com Ultraman Z (Zett), e um deles é o fato de que Haruki, futuro hospedeiro de Z, se comunica e luta ao seu lado, pilotando o Robô Sevengar contra o Tubarão Metálico Genegarg. Ou seja, diferente do que aconteceu com muitos hospedeiros no passado da franquia, Haruki foi privilegiado em ver o herói e se aliar a ele em defesa de uma ameaça antes de se unir em simbiose com ele.
O roteiro também mostra que ambos foram atacados simultaneamente, deixando Ultraman Z debilitado e levando Haruki a morte, e que a boa saída para esta situação caustica é a união dos dois. Isso é mostrada em uma cena que homenageia a união de Shin Hayata com o primeiro Ultraman, com direito até aos efeitos sonoros usados em 1966....Qual fã não gosta disso???


Mais do que salvar Haruki, a união simbiótica desta vez parece ser necessária para as vidas tanto de Ultraman quanto de seu hospedeiro. É possível notar que, durante a conversa entre os dois, o Color Time de Z está no vermelho, indicando que ele está esgotado.....Também vale citar aqui que Sevengar também não permanece muito tempo em cena, pelo fato de suas baterias não durarem muito (Um minuto por bateria, pra ser mais exato), e isso vale uma cena bem interessante e divertida entre Haruki e Z.
Algumas citações gráficas também foram muito bem aplicadas nas cenas de combate entre Z na forma Alpha Edge e Genegarg, ampliando ações antológicas do passado de Seven, Leo e Zero....A Luta se desenvolve de forma rápida, com golpes de Karatê; Z faz gestos parecidos aos de Ultraseven quando o mesmo dispara o Emerium Beam; um Nunchaku energético com os dois Sluggers de Zero, reverenciando o dia em que Ultraman Leo arrancou duas chaminés para formar o seu Nunchaku.


Durante a exibição deste começo de saga, Zero faz uma breve aparição e, como já tínhamos falado em outras ocasiõe,s ele deixa bem claro que Z ainda não está pronto para ser chamado de herói. Esta breve conversa se dá no espaço, no momento em que os dois estão enfrentando Genegarg. Zero entrega o Ultra Z Riser a Z antes de ser atacado por Builton e depois desaparece, deixando claro que Z ainda tem muito que se esforçar até atingir seu objetivo. Embora não saiba que ao chegar a Terra, perseguindo Genegarg e se unindo ao humano Haruki, ele terá chances de sobra para um intensivo treinamento, defendendo o planeta e assim se aprimorar aos olhos de seu mestre.


Como foi dito na matéria, Gomess faz sua aparição como em Ultra Q, deixando a cidade em estado de calamidade. Mas as aparições de antigos personagens vai além; no espaço, Builton surge para tirar Ultraman Zero de cena temporariamente, mas como mestre de Z ele deve ficar desaparecido por pouco tempo....
Uma das grandes novidades da série fica pelo retorno, em grande estilo, de um grupo paramilitar para proteger a Terra (Japão): a equipe STORAGE, que tem como instrumento de combate o robô Sevengar....Este mecha, que agora aparece sendo pilotado, apareceu pela primeira vez em Ultraman Leo, classificado como "Kaju Ball", uma variação dos monstros cápsula de Ultraseven.
Esta nova versão pilotada do Sevengar, assim como os Ultraman, tem pouco tempo de atividade em combate e suas baterias se esgotam rápido, forçando o piloto da vez a concluir a missão o mais depressa possível.....Muitos fãs ao longo de décadas se perguntaram como a cidade sempre aparece no Ep seguinte sem os escombros do combate anterior, mas nesta série foi criada uma boa resposta......Aliás o que vemos na tela a este respeito é completamente plausível.


Mais adiante na série, Windom também vai entrar em ação junto a Savengar e Z, formando um trio interessante e único até a presente data dentro deste universo gigante, e o Projeto QG torce para que mais robôs da franquia possam ser incorporados ao STORAGE....
E Por falar no esquadrão do momento, vale citar que o Capitão Shota Hebikura já mostrou muito discretamente que guarda algum segredo, e demonstrou um descontentamento disfarçado em relação a vitória de Z e Sevengar contra o Tubarão Metálico Genegarg......O que este personagem nos reserva?
A Piloto Yoko Nakashima é a responsável por  reviver o espírito de luta dos antigos esquadrões da franquia Ultraman....A Moça, apesar de muito charmosa, é destemida, sendo a primeira pessoa a pilotar um robô na série, e com a dupla missão de proteger Haruki e tconter Gomess. Ela com certeza consegue representar muito bem suas antecessoras, se movendo com tática militar para  evacuar as zonas de perigo, correndo pelas ruas e protegendo as pessoas empunhando sua arma com bravura.


Ainda sobre o esquadrão, uma curiosidade que chama a atenção é o fato de que o prédio de 6 andares que compõe a parte externa da equipe anti monstros existe de verdade....Pois sim! Trata-se da Estação Sanitária Tamagawa que fica localizada em Omaru- Inaji, na região do Rio Tama.... Na série a base também tem um hangar para guardar seus mechas.....
Abaixo as fotos reais do local anexada a imagem da base usada na série:


Para fechar esta primeira edição do "Diário de Bordo", não poderíamos deixar passar em branco a presença do vilão, que desta vez aparece no final do Ep....
O Jovem Shinya Kaburagi é um pesquisador que faz parte  do Centro de Pesquisas de Monstros, que acidentalmente se torna hospedeiro de Celebro, um alien parasita que vai usar seu corpo para permanecer infiltrado, usando seu próprio cartão de acesso em seu Ultra Z Riser, e também se valendo de Medalhas Monstro para seus planos de ataque.... Aguardem pois as medalhas de Red King e Gomora foram avistadas.


Toda equipe de produção, diretores e elenco desta série parece ter se esmerado com afinco, entregando um primeiro episódio recheado de informações e referencias, com muita ação e pirotecnia para nenhum fã de Ultraman colocar defeito...... Nós do blog Ultraman QG estamos na torcida para que esta nova produção cheia de novidades ,conquiste novos fãs da franquia e mantenha os mais veteranos vidrados na telinha....... Que seja um grande sucesso de audiência e também de vendas.

Até o próximo Diario de Bordo e se cuidem...........

0 Comentários