Ultraman Jack: Guia completo das aparições do herói

O Ultraman que retornou para a Terra que tanto ama


Estreada em 1971, a dramática série "O Regresso de Ultraman" foi uma das mais importantes séries da Família Ultra. Ela não só definiu os rumos da franquia (que até então não existia como conhecemos), estabelecendo conceitos como o multiverso e a Irmandade Ultra, mas nos trouxe uma grande produção que é lembrada e discutida até hoje. A série passou no Brasil durante a década de 70 e 80 e foi o último Ultraman a ser exibido em território nacional, até Ultraman Tiga (1996) em 2000, mais de 20 anos depois.

O nome "Ultraman Jack" foi utilizado oficialmente pela primeira vez em 1984, no especial “Ultraman ZOFFY: Ultra Warriors vs. the Giant Monster Army” (Ultraman Zoffy: Guerreiros Ultra vs. o Gigante Exército de Monstros), que é uma compilação de cenas desde Ultra Q (1966) até Ultraman 80 (1980) apresentada por Zoffy. Até então, lhe era atribuído o nome de Shin Ultraman (Novo Ultraman) ou Kaettekita Ultraman, que significa algo como "Ultraman que retornou". O novo nome do herói foi escolhido em um concurso promovido pela Bandai e foi um dos nomes considerados para o Ultraman Taro (1973) na época de sua criação.

Nós do Ultraman QG montamos para você um guia completo de todas as aparições de Ultraman Jack na franquia. Confira!

1971

O Regresso de Ultraman (Kaettekita Urutoraman)


Foi em sua série, O Regresso de Ultraman, que Jack estreou. A ideia inicial era que o Ultraman original (de 1966) retornasse, porém isso foi mudado de última hora e foi criado um novo personagem. Entretanto, o título permaneceu o mesmo. A série foi a quarta da franquia (contando com Ultra Q) e a primeira a mostrar uma relação profunda entre hospedeiro e Ultra.

1972

Ultraman Ace, episódio 1 - "Brilhem, 5 Irmãos Ultra!"


Jack aparece junto do primeiro Ultraman, Zoffy, Seven e o novo membro da Irmandade Ultra, Ace, que concede nova vida e os Ultra Anéis a Seiji Hokuto e Yuko Minami.

Ultraman Ace, episódios 13 e 14 - "A Execução dos 5 Irmãos Ultra" e "5 Estrelas Espalhadas na Galáxia"


Jack, juntamente com os Irmãos Ultra, caiu na armadilha de Yapool e foi crucificado no planeta Golgotha. Ao darem sua energia para Ace retornar para a Terra enquanto o monstro Baraba a destruía, Ace Killer aparece e absorve os poderes de todos, removendo até mesmo o Ultra Bracelete de Jack.

Ultraman Ace, episódio 26 - "A Aniquilação Total dos 5 Irmãos Ultra"


Jack vem à Terra junto com os Irmãos Ultra atender ao chamado de Ace. Ao chegarem lá, se deparam com o herói transformando numa Estátua de Jade. O Alien Hipporito (Hipólito, no Brasil) então tenta fazer o mesmo com eles, sendo Zoffy e Ultraman os primeiros a serem pegos. Ao tentar usar seu Ultra Bracelete contra o vilão, Jack acaba sendo aprisionado na armadilha e por consequência também é transformado em estátua.

Ultraman Ace, episódio 27 - "O Milagre de Ultra Father"


O Ultra Father surge para ajudar os Irmãos Ultra, o que acaba lhe custando caro. O episódio marca a primeira aparição do Pai dos Ultras.

1973

Ultraman Taro, episódio 1 - "Brilhe Como o Sol, Ultra Mother"


Jack aparece junto com os Irmãos Ultra para reviver o jovem Kotaro Higashi, que se torna Ultraman Taro.

Ultraman Taro, episódio 25 - "Queimem, 6 Irmãos Ultra!"


Novamente Jack aparece com os outros Irmãos Ultra na Estrela Ultra, onde Taro vai após ser derrotado pelo monstro Mururoa. Uma curiosidade é que o traje de Jack nesse e nos episódios posteriores foi feito reaproveitando o do Ultraman original, por isso alguns desenhos da roupa estão diferentes.

Ultraman Taro, episódio 33 - "Cinco Segundos para a Destruição da Estrela Ultra!"


Hideki Go e os outros Irmãos Ultra chegam à Terra para realizar uma confraternização com o Kotaro, o Ultraman Taro. Porém Zoffy os avisa do plano do alienígena Temperor, que ameaçou destruir o Planeta caso eles lutassem. Apenas Taro poderia ir, então decidem o mandam sozinho. Goh e Hokuto não concordaram com a ideia.

Ultraman Taro, episódio 34 - "O Último dia dos 6 Irmãos Ultra!"


Temperor reaparece e Taro demonstra grande irresponsabilidade e arrogância, incomodando os Irmãos Ultra.

Ultraman Taro, episódio 40 - "Vá Além, Irmãos Ultra!"


Os Irmãos Ultra patrulham pelo Sistema Solar lutando contra o poderoso monstro Tyrant, constituído por almas de monstros que já haviam sido derrotados. Jack luta contra ele em Júpiter.

Ultraman Taro, episódio 52 - "O Roubo da Ultra Vida!"


Após Dorobon escapar da Prisão Espacial, Ultraman Jack o persegue até que ambos vão parar na Terra. Taro tenta lutar, porém o monstro faz Nitani, tenente da ZAT, de refém.

Jack aceita a proposta de Dorobon e troca seu Color Timer pelo capitão, causando sua perda total de energia.

Devido a um erro de produção, Jack aparece no episódio sem seu Ultra Bracelete e com luvas vermelhas.

 

1974

Ultraman Leo, episódio 34 - "Irmãos Ultra, Votos Eternos"


Jack vai a Terra entregar a Dan Moroboshi/Ultraseven uma nova Cápsula Monstro, o Sevengar, além de recuperar seu Ultra-Olho que havia sido danificado anteriormente.

No caminho, Jack acaba sendo interceptado pelo monstro Ashuran, que, além de ferir o herói, deixa Hideki Go preso a uma máscara que o impede de falar.

Ultraman Leo, episódios 34 e 35 "A Batalha dos Irmãos Leo contra os Irmãos Ultra!" e "Os Irmãos Leo e os Irmãos Ultra, Hora da Vitória!"


Alien Babarue se passa por Astra, irmão de Leo, e rouba a Ultra Chave (um item poderoso que mantém a Estrela Ultra na órbita de M-78, além de ser uma enorme fonte de energia). Jack e os Irmãos Ultra partem para enfrentar o falso Astra, e Leo o defende, acreditando que o "irmão" estava sendo atacado sem motivo.

1979

The 6 Ultra Brothers vs. The Monster Army (Hanuman vs. 7 Ultraman)


Esse filme marca a única vez que a Tsuburaya e Chayo trabalharam juntas oficialmente em uma produção de Ultraman, porém ela foi desconsiderada do cânone da franquia devido aos problemas que as duas empresas passaram futuramente. Logo, os eventos do filme não são oficiais no universo de Ultraman.

De qualquer modo, Jack está no filme, junto com os demais Irmãos Ultra e o deus-macaco hindu Hanuman. Todos lutam juntos contra monstros que foram revividos graças a uma série de lançamentos de foguetes que deu errado.

1984

Ultraman Story


O filme retrata o crescimento de Taro e seu desejo de se tornar membro dos Irmãos Ultra (Zoffy, Ultraman, Ultraseven, Jack e Ace). Durante parte de seu treinamento no Espaço, é mostrado que Jack estava na Terra enfrentando Twin Tail e Gudon. Jack, juntamente com Zoffy, Ultraman, Ultraseven, Ace e Taro também se unem para enfrentar o poderoso e misterioso Grand King.

2006

Ultraman Mebius & the Ultra Brothers (Ultraman Mebius e Ultraman Brothers - Yapool Ataca!)


O filme marca o retorno não só de Hideki Go, mas também de Shin Hayata (Ultraman), Dan Moroboshi (Ultraseven) e Seiji Hokuto (Ace). O longa metragem foi lançado no Brasil e conta com o retorno de diversos dubladores clássicos, dentre eles, Ionei Silva, que emprestou sua voz para Go em O Regresso de Ultraman. Infelizmente Ionei faleceu em 2013, após uma inflamação na vesícula.

Na história, os Irmãos Ultra perderam seus poderes após uma luta contra U-Killersaurus, um dos mais poderosos monstros que já enfrentaram. Eles conseguem selá-lo debaixo do mar da cidade de Kobe, porém gastam todos os seus poderes e não podem mais se transformar nos Ultras. Isso ocorre em 1986, seis anos após os eventos de Ultraman 80.

Todos voltam a viver como humanos normais. Hideki Go, por exemplo, vira instrutor e técnico de corrida. Cada um dos Irmãos Ultra ensinam a Mirai Hibino, o recém chegado Ultraman Mebius, uma lição a respeito do amor que sentem pela Terra e pelos seres humanos.

Ultraman Mebius, episódio 45 - "A Trama de Deathrem"


O alienígena Deathrem faz o esquadrão GUYS de reféns, exceto George Ikaruga. Ao notar a presença de Hideki Go, o alien afirma que se Jack ou Mebius tentarem algo, ele eliminaria os membros do esquadrão.

A população se revolta contra Mebius e a GUYS pois acreditaram que eles estavam priorizando salvar a equipe ao invés deles. Mirai fica extremamente aborrecido e se encontra com Go, que tenta o convencer a não perder a fé na humanidade.

Ultraman Mebius, episódio 50 - "Palavras do Coração - A Trilogia Final, parte III"


Jack, juntamente com os outros Irmãos Ultra, destrói a camada de pedra que o Alien Empera cobriu o Sol. Go, Hayata, Moroboshi e Hokuto também passam palavras de esperança aos membros da GUYS.

2008

Great Decisive Battle! The Super 8 Ultra Brothers (Super 8 Ultraman Brothers - A Grande Batalha Decisiva)


O filme se passa numa realidade alternativa onde Ultraman é apenas uma franquia infantil de sucesso. Também foi lançado no Brasil em versão dublada, assim como o antecessor “Ultraman Mebius e Ultraman Brothers”.

Nesse universo, Daiko Madoka, Shin Asuka e Gamu Takayama (Ultraman Tiga, Dyna e Gaia, respectivamente) são amigos de infância e assistiram a Ultraman (1966), porém cresceram e se esqueceram tanto do herói quanto de seus próprios sonhos.

O trio é bem próximo de alguns certos casais, como Hideki Go e Aki, Hayata e Akiko, Dan Moroboshi e Anne, além de Hokuto e Yuko, todos amigos. Porém nenhum deles são Ultras ou membros de esquadrão nessa realidade. Go, em especial, toma conta de uma oficina mecânica junto com sua esposa e filha.

O longa metragem une as gerações Showa e Heisei dos guerreiros, formando uma nova e poderosa equipe dos Irmãos Ultra.

2009

Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legends The Movie (Ultraman - Mega Batalha na Galáxia Ultra)


Mais um filme da Família Ultra que chegou no nosso país. Dessa vez, Jack aparece lutando junto com Ace e 80 contra o recém liberto Ultraman Belial, tentando o impedir de alcançar a Plasma Spark, o Sol artificial da Estrela Ultra.

2010

Ultraman Zero The Movie: Super Deciding Fight! The Belial Galactic Empire (Ultraman Zero: O Filme – A Vingança de Belial)


Jack aparece com outros Ultras quando uma parte de um androide Darklops Zero foi levada à Estrela Ultra para ser estudada por Ultraman 80. O longa metragem também chegou em território nacional.

2012

Ultraman Saga


Os Irmãos Ultra enfrentam versões mais poderosas de monstros anteriores invocados por uma nova versão do Alien Morcego (Alien Bat). Jack, especificamente, enfrenta Negrume (Black King). A cena não está presente no lançamento normal do filme, apenas na versão especial do corte do diretor.

2013

Ultraman Ginga


Jack participou da Dark Spark War, uma guerra que uniu Ultras de todo o multiverso para lutar contra monstros e alienígenas. Foi onde Dark Lugiel transformou todos em Spark Dolls, bonecos que contém o poder dos guerreiros e dos vilões.

2017

Ultra Fight Orb


Jack, Zoffy e Seven vão para o Planeta Yomi auxiliar Zero. Lá, eles enfrentam seus inimigos antigos mais fortes, como Twin Tail e Gudon, no caso de Jack. Eles também auxiliam Orb a derrotar Reibatos.

Ultraman Geed, episódio 0


Jack lutou ao lado de outros Guerreiros Ultra contra Belial e seu exército no Omega Armageddon, batalha onde o destino do universo estava em jogo, e também estava presente quando a Terra foi destruída na Crisis Impact.

2019

Ultra Galaxy Fight: New Generation Heroes


Jack e os Irmãos Ultra receberam Ultraman Rosso e Ultraman Blu quando foram teletransportados para a Estrela Ultra, onde Taro contaria o que estava acontecendo.

Ultraman Taiga, episódio 10 - "Guerreiros ao Brilho do Entardecer"


O episódio conta a história do alienígena Odyssa, um guerreiro da raça Nackle (que ficou conhecida no Brasil como Poderosos do Espaço) que desistiu de lutar e resolveu levar uma vida pacífica na Terra. Há uma matéria aqui no QG apenas sobre ele, clique aqui para ler.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES

2014

Ultraman Ginga S


Ao caminho para a Terra, Taro se fundiu com os Irmãos Ultra e se transformou em um bracelete, o Strium Brace, confiado a Hikaru Raido, o Ultraman Ginga. Com isso, Ginga pode utilizar o poder de todos os Irmãos, bem como cada raio e ataque especial. Ao longo da série, ele utiliza o raio Ultra Shot e o escudo Ultra Barrier de Jack.

2016

Ultraman Orb


Ultraman Jack e Ultraman Zero se fundem para formar uma forma de Ultraman Orb, a Hurricane Slash. O nome vem do golpe “Ultra Hurricane” de Jack e do raio “Emerium Slash” de Zero. Ele também possui uma arma chamada Orb Slugger Lance, que mistura a Ultra Lança de Jack e os Sluggers de Zero.


E aí, qual dessas aparições você mais gosta? Você conhecia todas? Esperamos continuar vendo nosso Ultraman Jack retornar muitas outras vezes na franquia. Espero que tenham gostado da leitura e muito obrigado por ficar até aqui! Ultra Abraço!

2 Comentários

  1. Um Série que Merece um Revival ao estilo "ULTRA SEVEN HEISEI" (Aqueles Especiais dos Anos 90 Protagonizaos pelo ULTRASEVEN).

    ResponderExcluir