Os Homens Por Detrás das Máscaras - Eiichi Kikuchi

O Regresso de um Novo Ultra...

Suit Actors. Os atores que dão vida aos nossos heróis, vilões e monstros nos tokusatsus, cobertos da cabeça aos pés e passando por grandes riscos para tanto. E, no caso de alguns, esse legado se estende por mais de uma série, ainda que por um breve momento...

O texto abaixo é a tradução da entrevista do livro de "Ryu Hariken", mencionado na matéria anterior de Ultraseven (Ainda não leu? Pois clique aqui e leia!), ao suit actor Eiichi Kikuchi. Embora famoso por sua atuação como Ultraman Jack em "O Regresso de Ultraman" (e, de certa forma, por muito pouco não "reviver" o Ultraman original no processo), Kikuchi fez algumas pontas como o próprio Ultraseven nas cenas de combate contra King Joe.


Ryu Hariken (Ryu): Você atuou como Ultraseven uma vez.
Eiichi Kikuchi (Kikuchi):
Sim, nos episódios onde King Joe apareceu.

Ryu: Foram os episódios 14 e 15.
Kikuchi:
Eles estavam com o cronograma atrasado, daí me pediram pra atuar como Seven. O próprio Hajime Tsuburaya, presidente da Tsuburaya productions, quem me chamou.

Ryu: Ouvi dizer que fizeram um traje novo do Seven pra você.
Kikuchi:
Foi. Minha altura e a largura dos ombros eram diferentes das de Uenishi. Nós pegamos o traje de uma loja de roupas de mergulho chamada "Aqua Lung" em Shinjuku-gyoen. Também foi de lá que pegamos o traje do Ultraman de "O Regresso de Ultraman". No auge do sucesso de Ultraman, eles ficaram quase sem material de cor vermelha pros trajes. Falando nisso, King Joe foi feito por Harukichi Nakamura, que também fez o Kaiju Booska, daí que King Joe era menor que Seven.

 Kaiju Booska, outro personagem feito pelo suit actor que
deu vida a King Joe, Harukichi Nakamura.

Ryu: Você chegou a ver Uenishi atuando como Ultraseven para se preparar pro papel?
Kikuchi:
Não. Mas eu conversei com o diretor para decidirmos as poses. Foi minha própria versão do Ultraseven.

 Uma das diferenças visíveis do "Seven de Kikuchi" é a pose com uma ou ambas as mãos abertas,
oposta aos punhos fechados do "Seven de Uenishi", como mostra a foto acima..

Ryu: E depois você atuou como "Ultraman Jack". Como foi escolhido pro papel?
Kikuchi:
Inicialmente, escolheram Shintarou Nakaoka como suit actor pra Ultraman Jack. Nakaoka era fisiculturista e tinha um porte físico bem grande. Mas escolheram Jiro Dan pro papel de Hideki Goh, a forma humana de Ultraman Jack. Os físicos deles eram tão diferentes que Hajime Tsuburaya me pediu pra fazer o novo Ultraman. Pra ser franco, eu fiquei relutante em atuar como suit actor ao ver a dificuldade que era quando fiz Ultraseven. Ele chegou a implorar, mas não tinha como responder de imediato. Se eu aceitasse o papel, não poderia aparecer em outros programas por um ano, pois ficaria com a agenda apertada. Então pedi a ele para me deixar aparecer como membro da G.A.M. Ele disse que não tinha mais vaga pra isso, então propus "Que tal um operador na base". Então eu tive chance de aparecer no programa como um operador da G.A.M., mas fiquei tão ocupado atuando como Jack que eu mal cheguei a fazer esse papel.


Kikuchi chegou a atuar como um operador da base do G.A.M., Grupo de Ataque aos Monstros
(M.A.T., Monster Attack Team no original)

Ryu:
Você teve alguma dificuldade?
Kikuchi:
Muitas, claro. É uma área difícil.

Ryu: Bin Furuya atuou em Ultraman antes. Chegou a ver atuações dele como referência?
Kikuchi:
Não, nada. Todas as poses foram minhas, menos o Spacium Ray e Cutting Halo. O diretor que me dizia como posar nesses casos.

Ryu:
"O Regresso de Ultraman" não teve coordenador para as cenas perigosas, era você quem discutia com os diretores e arrumava as cenas de luta?
Kikuchi:
Sim, e também fazia storyboards e discutia com os diretores.

Ryu: Então você fazia o trabalho do "diretor de ação" de hoje em dia.
Kikuchi:
Pois é. Eu costumava visitar o local de confecção dos trajes dos monstros. Normalmente filmávamos as cenas do monstro destruindo a cidade primeiro, então eu o observava e, digamos, se ele tinha um chifre, eu pensava em como ele poderia usá-lo num ataque. E então eu fazia storyboards com sugestão de ângulos de câmeras e tal.

Ryu: Ouvi algo sobre o episódio 1 ter sido regravado devido a um erro no traje de Jack.
Kikuchi:
É. Embora tivéssemos filmado todas as cenas onde Ultraman Jack aparece, foi preciso refazê-las.

Ryu: Você teve dificuldades em cenas de luta?
Kikuchi:
Muitas. Por exemplo, no episódio 37, onde aparecem os Poderosos do Espaço.


Ultraman Jack enfrenta um dos Poderosos do Espaço e o monstro Negrume
(Nackle Seiju e Black King, respectivamente, no original) no episódio 37.

Ryu: O Poderoso do Espaço enfrentou Ultraman lutando Muay Thai.
Kikuchi:
É, eles lutaram com estilos de lutas humanos. Então Ultraman foi derrotado e crucificado de ponta cabeça. Eu estava dentro do traje na ocasião.

Imagem mostrando Ultraman Jack crucificado de cabeça para baixo
após a derrota contra os Poderosos do Espaço. 

Ryu: Sério!? Imagino você no traje naquela cena. Você teve outros problemas além desse?
Kikuchi:
Os diretores me pediram pra acertar a cabeça de um monstro com toda força. Eu sabia que ela tinham um mecanismo de metal pra mover os olhos e boca do traje, e a cabeça do ator ficava logo embaixo. Imaginei o perigo que seria se batesse com toda a força. Eu protestei sobre o perigo. Mas acabei cedendo. A pancada nas partes de metal acabava cortando as luvas do Ultraman.

Ryu: Você tem alguma história de acidentes?
Kikuchi:
Bem... Na filmagem da cena onde Ultraman pula e voa, eu ficava em pé numa placa de metal e seis membros da equipe a levantavam. Mas quanto não estavam em sincronia, a placa ficava desbalanceada, o que me deixava apavorado. Uma vez eu caí de costas no chão.

Ryu:
Você se machucou?
Kikuchi:
Por sorte caí em cima de colchões e não me machuquei, mas desde então eu passei a me abaixar assim que me suspendiam pra não cair de novo.

Ryu:
Dizem frequentemente que cenas em Tokusatsu que envolvem água e fogo são extremamente difíceis.
Kikuchi: Fogo e água... Hmm. Quando se mergulha numa piscina usando a máscara do Ultraman, entra água nela. E mesmo depois de sair da piscina, ela ainda fica com água. Só com aqueles buraquinhos pros olhos e boca, a água não sai. Frequentemente eu pedia pro diretor assistente abrir meu traje. E falando de fogo, houve uma cena onde um monstro cuspia fogo e Ultraman esquivava dando estrela, e então teve uma explosão. Na filmagem da cena, um dos membros da equipe errou na hora de acionar a explosão e ela ocorreu antes de eu me esquivar. O pior é que o traje pegou fogo. No fim, Ultraman deu uma estrela com o traje em chamas. Felizmente minha masculinidade ficou intacta.

Ryu:
Que horrível. Você se machucava muito?
Kikuchi:
Já tive hematomas e torções, mas nenhum osso quebrado ou algo mais sério. Tirando isso, eu desidratava direto. Sabe, eu suava como um cavalo durante as filmagens. Ficava com tanta sede que começava a achar limão doce. Minha esposa dizia que as folhas de alface e repolho do meu almoço ficavam quase brancas de tanto sal que eu botava. E mesmo assim, um médico me disse que "faltava sal na dieta" num check-up médico. (risos)

Ryu: É mesmo um trabalho duro. Obrigado pela ótima conversa.

 

1 Comentários