Ponto de Partida.......

Saudações Siderais a Todos......

Hoje oficialmente estamos iniciando as atividades deste Blog que é dedicado a mais antiga franquia de super herois do Japão e é com um grande prazer que nossa equipe a partir de hoje vai estar junto a voces trazendo noticias, curiosidades, games,  imagens raras, sorteios, e todo o tipo de informação que abrange o Universo Ultraman e esperamos que todos possam se divertir e aproveitar nosso conteúdo.


Como sabemos Ultraman surgiu das mãos do mestre Eiji Tsuburaya na década 60 em uma era que a criatividade e perseverança  eram as principais ferramentas que este grande visionário tinha em mãos, além é claro de sua larga experiencia adquirida ao longo de sua vida, pois até fundar  sua própia produtora o Sr Eiji trilhou uma longa carreira onde desempenhou muitas funções em campos diferenciados ligados a atividades áudio visuais. 


O Senhor Eiji sempre foi um grande entusiasta de fotografia e ainda com seus 18 anos de idade conseguiu uma vaga de assistente de filmagem na Nippon Katsudou Shashin Kabushiki-kaisha  e logo nos anos 20 começou a trabalhar como Cameraman nos estúdios Shochiku,Ogasawara Productions seu trabalho foi notado e logo em  1936 foi convidado a fazer parte do time da Toho Company. O Sr Eiji sempre acompanhava as produções do cinema Americano e aos poucos foi introduzindo novos ângulos de filmagem e técnicas inovadoras que empregavam imagens sobrepostas....iluminação diferenciada.... e até câmeras que eram acopladas a carrinhos e trilhos revolucionando o seu trabalho atraindo admiradores e novos contratantes, chegou a trabalhar para o governo filmando documentários de propaganda militar na época em que o Japão estava se preparando para a segunda Guerra Mundial.



Com a entrada do Japão na Guerra todas as atividades ligadas a arte tiveram um grande recesso e apenas em 1945 com o seu final aos poucos as atividades artísticas foram se reiniciando vagarosamente e em 1952 o mestre Eiji Tsuburaya retorna a Toho onde dois anos depois com  trabalho em  conjunto com o produtor Tomoyuki Tanaka e o diretor Ishiro Honda seriam os responsaveis pelo surgimento do monstro Godzilla e vale ressaltar aqui que o mestre Eiji Tsuburaya além de técnico de efeitos especiais do filme também foi o criador design da criatura.




O Mestre Eiji Tsuburaya fundou sua própia produtora no ano de 1963, e no dia 02 de Janeiro de 1966 junto com a Tokyo Boadcasting System(TBS) lançavam a série Ultra Q que serviria de base para a criação do Heroi mais popular da terra do sol nascente.

Ultra Q foi idealizada dentro dos moldes da série Americana de suspense e terror Além da Imaginação do ano de 1959, más com o advento da era dos monstros nos cinemas do Japão a TBS exigiu e acabou convencendo o Sr Tsuburaya a inserir mais monstros gigantes na série pelo fato de que Godzilla e outras criaturas gigantes já tinham conquistado o público e assim o velho mestre apresentou uma  série com monstros ....fantasmas.... e aliens em seus 28 episódios.


Nesta imagem podemos ver o trio de Ultra Q Yasuhiko Saijou...Kenji Sahara e Hiroko Sakurai junto aos monstros Kanegon...Peguira e Garamon que foi aproveitado em Ultraman como o corajoso Pigmon e também o criador da série Eiji Tsuburaya.

No dia 10 de Julho de 1966 Ultraman foi lançado no Japão com seu episódio de numero Zero no Auditório Suginami que estava lotado de crianças que vibraram ao ver no palco pela primeira vez os monstros, o elenco vestindo seus trajes e o própio Ultraman e ainda  puderam ouvir em primeira  mão o tema da série que estrearia oficialmente na Tv no dia 17 de Julho,  com isso podemos concluir que além de ser um gênio dos efeitos especiais o Sr Eiji também já tinha percebido a força do marketing e de como empregar esta força a  seu favor pois esta mega apresentação ao vivo também foi transmitida pela Tv deixando os telespectadores muito curiosos com a estreia de Ultraman...........

No dia 17 de Julho de 1966 Ultraman estreava na Tv do Japão e por pouco não foi o primeiro seriado em cores do Japão já que a produtora P.Productions correu na frente e lançou seu seriado Vingadores do Espaço com uma semana de antecedência......Más isso não ofuscou o brilho da produção que estreava mostrando novas técnicas de efeitos visuais que mudaram para sempre a maneira de se fazer televisão no Japão.

Sempre que falo em Ultraman e seus efeitos especiais ressalto o fato de que tudo nesta série era diferenciado e até superior a muitas produções americanas da época e vou dar como exemplo o fato da  Tsuburaya possuir uma Optical Printer que podia  inserir nas cenas efeitos desenhados com movimentos e assim cada nave.....monstro ....arma tinha seus raios de energia mais complexos e diferenciados das produções Americanas pois Ultraman possuía raios faiscados que com os devidos efeitos sonoros inseridos davam uma sensação de muito mais poder e sem contar que equipe de produção contava com um atelier particular para a confecção de trajes de monstros e aliens dando a produção ares de total independência.


A Série mostrou 39 aventuras que eram voltadas mais para as crianças da época más acabou caindo nas graças de varias faixas etárias e ainda hoje continua ganhando fãs ao redor do mundo e gerou uma verdadeira família de gigantes que vamos escanear aqui no Blog Ultraman QG junto com vocês ......Aguardem porque estamos apenas começando.


3 Comentários

  1. Excelente materia meu amigo. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado.........Continue conosco.

    ResponderExcluir
  3. Uauhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh,finslmente minha infância agora sendo realizada, só falta agora eu começar a minha coleção . Aliás, já percorri as bancas atrás da revista prometida pela Marvel mas até agora nada .

    ResponderExcluir