Tohl Narita (成田 亨 Narita Tōru)

O Designer Genial....
Tohl Narita nasceu em 3 de setembro de 1930 em Kobe  e ainda bem pequeno mudou-se para a Prefeitura de Aomori e antes de completar um ano de idade teve mão esquerda gravemente queimada tentando pegar carvão da lareira as cirurgias para curar sua mão foram quase que inuteis deixando sequelas.... Ele passou os dias do ensino fundamental e médio na provincia de Hyogo que sofreu dois ataques aéreos e devido aos ataques sua família retorna para Aomori, mas ao chegar descobrem que Aomori se tornou um campo queimado devido aos ataques.... ao ser transferido para Aomori Prefectural High School conheceu o pintor Abe Gosei, que tinha acabado de regressar da Sibéria e ao saber de seu interesse pelas artes lhe perguntou “O que você quer pintar?Sob as instruções de Abe, Narita descobre que a pintura encontra sua fonte nas  emoções e nos sentidos.... Depois de terminar o colegial ele recebeu orientação do escultor Shinji Kosaka que lhe incentivou a esculpir .



E 1954 entrou na Musashino Art School (agora Musashino Art University) e no terceiro ano, ele se transferiu para o departamento de escultura e estudou com Shimizu Takakao. 
Após um trabalho de meio período ajudando o local de filmagem do filme "Godzilla"ele mergulha de cabeça no mundo da arte cinematográfica trabalhando na produção de muitas cenas de efeitos especiais para outros filmes da Toho, na mesma época começa a inserir seus trabalhos na Exposição Shinseisaku, e continua a fazê-lo todos os anos, de 1955 a 1971.

Em 1960 é convidado para trabalhar como diretor de arte de efeitos especiais na Toei Company, Ltd....Em 1962 recebe o prêmio New Writer Award na exposição Shinseiko onde acabou se tornando um membro associado....Em 1965 a Tsuburaya Productions oferece a Narita o cargo de Diretor Executivo de Arte, onde ele inicia seu trabalho de criarção para Ultra Q, Ultraman, Ultra Seven e Mighty Jack....Neste trabalho ele desenvolveu Mechas....Herois....Trajes....Naves....Bases dos esquadrões de apoio e  customizou veículos.
Em 1968 devido a desentendimentos ele rompe seu contrato com a Tsuburaya e passa a expor seus trabalhos em galerias de arte, lojas de departamentos e parques.
Em suas exposições eram mostradas maquetes, miniaturas de veículos, pinturas a óleo, desenhos e esculturas. Ele também trabalhou em projetos mecânicos para os Estudios Daiei...Toho...Soshiku e Toei projetando tudo  que se possa imaginar e deixando grandes conquistas na construção de uma visão mundial de obras em vídeo.... Tohl Narita trabalhou intensamente na década de 90 dando palestras, escrevendo livros, realizando exposições e  participando intensamente do mundo das artes.
Em 1969 Narita funda a Mot Boule, Inc.

Em 1970 Projeta a Seimei no Ki (Árvore da Vida) dentro do Taiyo No Tou  Taro Okamoto (Torre do Sol) na Exposição Mundial do Japão, Osaka.
Em 1972 Foi o responsável pelo design de personagens e outras habilidades especiais de "Assault! Human!". 
1983 Realiza uma exposição privada no anexo de Roppongi e a  editora Asahi Sonorama publica seu primeiro livro das pinturas
Em 1990 Produziu o “Monumento do Diabo” em Oe-cho, Kyoto (agora cidade de Fukushiama).
Em 1991 Narita abre a Galeria Urin em Ginza, Tóquio (fechada em 1992).
Em 1994 Projetou  o relevo escultórico Oni Genei para o Oni no Yakata (Museu Kitakami Oni) em Kitakami-shi, Iwate.
Em 1996 A editora Film Art publica seu livro  Tokusatsu Kaiju, Waga Zoukei Bijutsu. 
Em 1999 Narita exibe seu trabalho em Nihon Zero Nen (Ano Zero do Japão, organizado por Noi Sawaragi) na Galeria de Arte Contemporânea da Mito Art Tower, na província de Ibaraki e neste mesmo ano, a Prefeitura de Aomori compra 189 peças do trabalho de Narita  principalmente peças produzidas para as Ultra séries.
Em 26 de fevereiro de 2002, ele morreu devido a infarto cerebral múltiplo. Ele estava com   72 anos. 
2003 e embora muitos não saibam ele acreditava que suas pinturas  e esculturas ganhavam  vida se fossem comcebidas fundamentadas  em emoções pois assim permaneceriam retradas, esculpidas ou pintadas,  e o fato do visual desenvolvido por ele para Ultraman ter sofrido algumas alterações não o deixou muito contente.... Com certeza o genial Sr Narita hoje estaria muito feliz em ver que um de seus projetos mais famosos esta prestes a estrear nas telas dos cinemas com a fidelidade conceitual que suas mãos foram capazes de projetar e por isso não poderiamos deixar de mostrar aqui a sua pintura a óleo intitulada de "A Beleza da Encarnação da Verdade e da Justiça" pois foi nesta obra que Shinji Higuchi e Hideaki Anno se basearam para criar o visual deste novo Ultraman para o filme Shin Ultraman de 2021.........
Observando bem a obra acima pode-se notar que nesta obra do Sr Narita não existe o Color Time assim também como não existem os pequenos orificios nos olhos...............Ao que tudo indica pela imagem recem revelada do visual de Shin Ultraman este heroi vai seguir a risca um novo antigo conceito e nós do Ultraman QG estamos torcendo para seja um "Ultra Sucesso"

0 Comentários