Ultras Proibidos......


Ultras Fora Do Japão....

Como bem sabemos ao longo dos 51 anos de existência da franquia Ultraman muitos heróis que levam este nome foram produzidos longe do Japão com ou sem a autorização da Tsuburaya e temos exemplos destes herois nos Estados Unidos, Austrália, Malásia e Tailândia. E já na década de 80 os Estudios Hanna Barbera e a Tsuburaya Productions lançaram nos Estados Unidos e Japão o piloto da animação Ultraman: The Adventures Begins apresentando Ultraman Scott, Ultraman Beth e Ultraman Chuck. Da Australia veio Ultraman Great em 1990 produzido pela South Australian Film Corporation e a Tsuburaya Producions sendo este o primeiro Ultraman Live Action a ser produzido fora do Japão..... Após o lançamento do Ultraman Australiano o Estúdio Major Havoc Entertainment junto com a Tsuburaya apresenta aos fãs dos E.U.A o segundo herói produzido fora da "Terra do Sol Nascente" Ultraman Powered, tempos depois novamente falando de animação temos o Herói Ultraman Ribut (Storm) criado pelo Estúdio Les Copaque Productions com a colaboração da Tsuburaya, Ultraman Ribut aparece na série animada Upin & Ipin.

Como vocês podem reparar todas as produções citadas acima são oficiais e autorizadas pela Tsuburaya em conjunto com outros estúdios estrangeiros no entanto deixei para citar a Tailândia por último porque foi  de lá que as maiores dores de cabeça da Tsuburaya se originaram e chegaram aos tribunais onde a produtora precisava provar que um contrato apresentado pelo proprietário da Chayo Productions Sompote Saengduenchai em 1997 não passava de uma grande fraude onde este mau carater afirmava que o Sr Noburo Tsuburaya na década de 70 havia transferido todos os direitos dos Ultras produzidos até então para a Chayo em troca de um empréstimo financeiro para sanar as dificuldades que a Tsuburaya tinha na época.......Depois de tanta luta para provar que os documentos da Chayo eram fraudulentos em 06 de Fevereiro de 2008 finalmente foi publicado no The Nation que o Supremo Tribunal havia decidido no dia anterior a favor da Tsuburaya Production e que Sompote Saengduenchai não tinha provas concretas para convencer o tribunal de que todo material apresentado até então não era fraudulento.

Mas pelo visto parece que a Tsuburaya estará regressando aos tribunais em breve devido ao anuncio feito pela companhia Blue Arc Animation Studio de um novo personagem criado sem a devida autorização da empresa, trata-se de um novo Ultraman criado na China para uma produção intitulada Dragon Force: So Long Ultraman. A Produção foi oficialmente anunciada em Julho de 2017 com trailers e Teasers que se tornaram virais na Internet despertando grande curiosidade nos fãs que acompanham a franquia de perto e se espantaram ao ver que em momento nenhum o nome da Tsuburaya foi citado.


O estúdio chinês anunciou que a data de estreia da  nova produção esta marcada para Outubro de 2017 que é justamente o mês em que a Tsuburaya comemora os 50 anos do Ultraseven Original. Na divulgação desta nova produção foram usadas muitas imagens e trechos de vídeos dos Ultras produzidos pela Tsuburaya fazendo transparecer que se tratava de algo devidamente autorizado pela empresa criadora dos gigantes prateados.


Muitos dos fãs de Ultraman no Japão e no mundo não gostaram de ver o Dublê que apareceu na conferencia de imprensa onde foram apresentados ao público Chinês detalhes da produção anunciada, agindo de maneira idiota com os pés descalços, com corpo pintado de vermelho e prata, de cueca e usando uma máscara de gosto duvidoso tentando se parecer com um Ultraman..... resumindo o herói produzido pelos Chineses e que vai aparecer no longa da série Dragon Force, ao vivo foi um derradeiro fiasco e muitos fãs acharam que os Chineses na verdade estavam fazendo chacota com o super herói que é um grande ícone do Japão.


Também é preciso que se diga aqui que Dragon Force é estrelada por policiais de uma divisão especial que pode acionar armaduras que os deixam com aparencia de Mechas e que além disso também podem dispor de armas especiais e o Ultraman criado pelo estúdio Chinês não vai ser o único herói e sim apenas mais um personagem sambando na tela e embora o cartaz dê destaque ao personagem os policias com armaduras coloridas (Azul...Preto....Vermelho....Amarelo e Verde) são bem populares por lá.....Observem o cartaz !!!!


Carta Aberta....

Em uma Carta Aberta o Sr Shinichi Ooka Presidente da Tsuburaya Productions disse que em 10 de Julho de 2017 a companhia Blue Arc Studios da China que tem sede em Xangai anunciou sua última produção intitulada "Dragon Force: So Long Ultraman" e que personagens da franquia Ultraman foram deliberadamente usados neste anuncio, o Sr Ooka também disse na carta desconhecer a produção pois a mesma não tem nenhuma ligação oficial com a Tsuburaya e assim reafirmando que trata-se do uso indevido da marca Ultraman e que tal ato é absolutamente inaceitável devendo ser condenado. A Tsuburaya pretende tomar medidas severas, incluindo ações legais vigorosas, contra as empresas chinesas que voluntariamente ajudaram na criação deste trailer de apresentação e adicionalmente todas as partes envolvidas na produção do próprio quadro, estamos profundamente melindrados por esta situação ter sido motivo de qualquer preocupação ou inconveniência e também pedimos as mais sinceras desculpas do fundo de nossos corações aos nossos valiosos clientes, acionistas e fãs da franquia Ultraman, por enquanto aguardamos seu acompanhamento e apoio.

Obrigado pela consideração de todos.

Sr Shinichi Ooka

Nós do Blog Ultraman QG assim como muitos fãs no mundo inteiro que amamos Ultraman esperamos que esta contenda que só está começando seja breve embora saibamos que este tipo de batalha costuma se alongar e que isso não venha a trazer os mesmos transtornos que a Chayo Productions trouxe no passado, e já aproveitando que voltei a citar o nome da Chayo é preciso que fique registrado aqui que o mau-caratismo de Sompote Saengduenchai não se limitou apenas a fraudar documentos pois a Chayo também criou seus próprios Ultras para uma série chamada "Project Ultraman" más devido a decisão judicial nada foi a frente e todos os Ultras criados a revelia foram proibidos e assim também os Ultras da Tsuburaya que a Chayo usava indevidamente.

Ultras Criados Pela Chayo Prod Para o Projeto Ultraman

A Chayo faturou bastante dinheiro com os Ultras da Tsuburaya que ela alegava ser a dona  e também com os Ultras não oficiais Dark, Elite e Milleniun criados por ela. Houve um grande faturamento em apresentações ao vivo, filmes publicitários e milhares de produtos licenciados durante todos estes anos em que se travava uma luta nos tribunais. Um trailer para a produção intitulada Projeto Ultraman (Com os Ultras citados acima) chegou a ser divulgado na TV da Tailândia e também em convenções e  eventos ligados ao seguimento Tokusatsu e telões durante as apresentações ao vivo.

No Acordo financeiro estabelecido com a Chayo, a Tsuburaya também deveria ceder trajes de Ultras e de monstros para realização de um filme para ser lançado nos cinemas da Tailândia e Japão em 1974 com o título de The 6 Ultra Brothers Vs. the Monster Army, este filme tem um roteiro absurdo no qual junta Ultraman...Ultraman Zoffy...Ultraseven...Ultraman Jack...Ultraman Ace...Ultraman Tarôh e de bônus a Ultra Mother com o Deus Macaco Hanuman em uma aventura que mostra saqueadores de uma cabeça de Buda, tiros, crianças sendo baleadas na cabeça, monstros enfurecidos, uma base de foguetes pronta para bombardear as nuvens para fazer chover e muita dança de macaco para encher linguiça, porém fez um enorme sucesso na Tailândia devido a grande adoração do povo Tailandes pelo Deus Macaco Hanuman e por serem fanáticos por Ultras este mesmo sucesso não foi alcançado do Japão.


Embora todos conheçam os Ultras que foram produzidos oficialmente fora do Japão, nada mais justo que colocar aqui no final desta matéria imagens destes personagens que foram criados e comercializados de maneira limpa .........Então vamos lá.

Ultraman - The Adventures Begins


Animação também conhecida conhecida como Ultraman USA foi lançada em 1987 com planos para uma nova série más infelizmente não passou do piloto. Nesta produção associada aos estúdios Hanna- Barbera aparecem três novos Ultras: Ultraman Scott, Ultraman Chuck e a Ultrawoman Beth com roteiro de John Eric Seward e musica de Shinsuke Kazato, este piloto foi lançado nos EUA e Japão e chegou aqui no Brasil no formato de fita de vídeo VHS lançado oficialmente pela Flashstar Video.

Ultraman Great
 
Em 1990 surge o primeira série Live Action da franquia Ultraman produzida fora do Japão estrelando Ultraman Great vindo da Australia produzido pela South Australian Film Corporation e a Tsuburaya Productions. Este heroi se destaca por ter um traje de tecido e que deixou os fãs um tanto descontentes com o material usado no traje e também por não ter a cor prata em sua composição.........Seu Color Time é triangular e a máscara tem a cor prata.Muitos alegaram que este Ultra tem movimentos muito lentos e os produtores responderam que a lentidão dele e dos monstros é uma forma de mostrar como gigantes se movimentam...........
Este não foi o único Ultraman a surgir com um traje que foge do padrão, pois Ultraman Zearth que estrelou dois filmes para o cinema (1996 e 1997) também tem seu traje em tecido.

  

Ultraman Powered
No Ano de 1993 em acordo com a Tsuburaya Productions o estudio Major Havoc Entertainment lança a série de 13 Eps Ultraman Powered mostrando assim o segundo Live Action da franquia produzido fora do Japão. A Série também ficou conhecida como Ultraman: The Ultimate Hero.

A Série não foi muito aplaudida pelo fato de que os combates entre o herói, monstros e Aliens sempre foram muito restritos e comedidos em seus 13 episódios porque os produtores sempre acharam que a danificação dos trajes era uma despesa desnecessária e assim muitos dos combates foram focados nos Efeitos Especiais evitando muito o corpo a corpo de Powered com os monstros.
Esta Coprodução na verdade não passa de uma repaginação do ultraman original e quem é fã dos monstros da série de 1967 pode ter uma agradável surpresa ao assistir pois muitos deles aparecem com o visual mais moderno.
Os 13 episódios foram lançados no mercado de Home Video em 17 de Dezembro de 1993 e exibido pela TBS(Tokyo Broadcasting System) de 8 de Abril a 1 de Julho de 1995.

Ultraman Ribut

Ultraman Ribut também conhecido como Ultraman Storm (Tempestade) fez sua primeira aparição no ano de 2014 nos Eps 25, 26 e 27 da oitava temporada da série animada Upin & Ipin e ganhou uma grande divulgação na Malasia que o é país de origem desta série de enorme sucesso.

Este é um Ultraman oficial que surge na série dos irmão gêmeos Upin & Ipin primeiramente em sonho e depois na nona temporada em 2015 como personagem real nos eps 28, 29 e 30, vale citar que este Ultraman em CG assim como os Ultras criados para o piloto da série Ultraman:The Adventures Begins também ganhou seu traje para aparições em apresentações ao vivo e foi avistado em outras ocasiões junto com todos os herois da franquia.

Ultraman Ribut é uma coprodução dos estudios Les' Copaque Productions e Tsuburaya Productions para aparecer em três Eps da famosa série animada da malasia, porém o personagem caíu nas graças de adultos e crianças que abarrotaram as caixas de mensagem dos estudios pedindo que o personagem voltasse as telas .........e foram atendidos...rssss

Este é o primeiro Ultraman a surgir em um país Asiático fora do Japão.


Os Ultras que foram criados para Ultraman: The Adventures Begins e Ultraman Ribut ganharam espaço fora do universo animado ao qual pertencem e fizeram muitas aparições em movies e apresentações ao vivo, assim também como em homenagens e comemorações da franquia.

A Imagem abaixo reúne estes quatro Ultras que foram criados em datas e estilos de animação diferentes nas suas versões com atores dentro do traje.


Nós do Blog Ultraman QG além de torcer que para que a Tsuburaya não tenha grandes problemas nos tribunais com este novo Ultraman que surgiu na China estamos de olho em tudo que acontece no universo dos guerreiros gigantes e esperamos que nada possa impedir que as produções inéditas que estão sendo disponibilizadas para o  Brasil não sofram uma   interrupção pois afinal de contas é a única franquia de Tokusatsu que continua a chegar até nós oficialmente.

2 Comentários

  1. Excelente texto. Como sempre muito bem escrito e bem detalhado. Gosto muito do Ribut espero que ele seja um pouco mais explorado dentro do universo Ultra e sobre as produções fora do Japão, gostei muito de Ultraman USA, a trilha sonora é fantástica, uma pena não ter seguido com a série. Great e Powered vi poucos episódios. Espero que a Tsuburaya pegue um bom dinheiro depois do processo contra essa empresa chinesa, que mostrou ser tão mau caráter e oportunista quanto a Chayo Productions e que isso não afete esta ótima fase que a Tsuburaya esta passando atualmente, com suas series ganhando milhões de novos espectadores.

    ResponderExcluir
  2. Eu também penso como voce mano Venancio.
    Espero de coração que este novo Ultraman Chinês não tenha aparecido para atrapalhar o desenvolvimento e avanço da Tsuburaya e que as séries continuem a chegar aqui.

    ResponderExcluir