Ficha de Personagens #3 - Jiro Sakata

Jiro Sakata - (坂田 次郎 Sakata Jirō)

Em Abril de 1971 estreava no Japão a série Kaettekita Urutoraman. Conhecida aqui no Brasil como O Regresso de Ultraman, esta produção da Tsuburaya é uma das mais aclamadas entre os fãs Brasileiros e até hoje é considerada como a mais eletrizante de todas as séries clássicas, os fãs apontam muitas qualidades para esta saga e uma delas é a atuação de bons atores somada ao carisma de seus personagens.

Hoje falaremos aqui sobre um dos personagens desta série que foi o ponto chave de ligação da molecada da época com a saga do herói Ultraman Jack (Que não tinha este nome na época). Vamos falar de Jiro Sakata.....


Primeira Aparição - O Regresso de Ultraman (1971)
Idade - 11 Anos
Parentes - Aki Sakata (Irmã) e Ken Sakata (Irmão mais velho)
Interpretado por - Hideki Kawaguchi
Última Aparição - Episódio 10 de Ultraman Ace (1972)

O Regresso de Ultraman estreou em 1971 trazendo uma nova proposta em sua ambientação, atmosfera e personagens mostrando um hospedeiro ( Hideki Goh) aspirante a piloto de corridas e que era apoiado por uma família da qual é considerado parte integrante, esta família era composta pelo proprietário de uma oficina mecânica Ken Sakata que era o líder da família, um tanto severo por ser o irmão mais velho......A Doce Akiko Sakata irmã do meio que além de ser muito prendada e dedicada a família também é namorada do hospedeiro de Ultraman e o pequeno e esperto Jiro Sakata de 11 anos de idade.

Jiro Sakata é um menino que tem um grande amor e admiração por seu cunhado Hideki Goh nos dando a impressão de que o considera como irmão até mais do que Sr Sakata que é seu irmão legítimo e toda familia apoia a relação de amizade de Jiro com Goh que vai ficando mais forte a cada Ep da saga. O Menino Jiro Sakata é corajoso e mantém uma posição na série diferente do menino Hoshino que aparece no primeiro Ultraman em 1966 pois Jiro está muito mais presente na série por ser mais ativo interagindo com os amigos de escola, com sua familia e até mesmo com o esquadrão G.A.M (MAT). As diferenças entre Hoshino e Jiro são muitas e podemos citar aqui que Hoshino está muito mais próximo da Patrulha Cientifica do que Jiro está do Grupo de Ataque aos Monstros pois Hoshino chegou a usar o traje da Patrulha Cientifica, porém Jiro tem uma participação mais atuante e fez com que muitas crianças no ano de 1971 se indentificassem com ele............

Quem não sonhava em ter um um membro do G.A.M tão próximo?

Quem não queria acordar com o Mazda Cosmo do MAT estacionado na sua porta?

Quem nunca se imaginou no lugar de Jiro se metendo em confusão sabendo que um gigante prateado poderia estar por perto para lhe proteger?

Jiro Sakata foi um personagem que trouxe para a série O Regresso de Ultraman doses de humor, aventura, e drama através da ótima atuação do ator mirim Hideki Kawaguchi que se sentia muito a vontade na frente das câmeras e com seus colegas de trabalho tornando sua atuação convincente fazendo nos crer que realmente fazia parte daquela familia.....


Ocasiões....

Abaixo seguem algumas das muitas ocasiões onde Jiro se destacou:

Episódio 04 - O Perigo Mortal
Kaiju - Kingssaurus III

Em uma certa ocasião Jiro deixou sua irmã Aki, Goh e a oficial Oka em uma breve situação desconfortável pois durante uma visita que ele fez a Goh no hospital acompanhado das duas moças ele faz um comentário onde sugere que Goh gostou mais da visita da oficial Oka do que da visita de sua irmã e ainda afirmou após chegar em casa que a irmã estava sentindo ciúmes de Goh....

 

Episódio 16 - O Mistério de Terrochilus, O Pássaro Monstro
Kaiju - Terrochilus
Jiro acorda de manhã e vai até a varanda de seu apartamento e se depara com a visão do Ninho de Terrochilus e é ele quem avisa Goh e por consequência ao G.A.M sobre o ninho do Pássaro Monstro.


Episódio  20 - O Monstro Invisível Vindo Espaço
Kaiju - Sartan

Durante o ataque do monstro invisível Sartan o valente Jiro tenta salvar um filhote de coelho, mas acaba se ferindo na tentativa de salvamento e vai parar no hospital causando muita preocupação e até um certo sentimento de culpa nos membros do G.A.M.....Destaque deste episódio vai para as seguintes cenas....... Jiro sonha estar voando com Ultraman e também para a oficial Oka pilotando e bombardeando o monstro Sartan.

Episódio 22 - Deixem Este Monstro Para Mim
Kaiju- Gokinezura

Nesta aventura que tem como pano de fundo um lixão envolvendo um palhaço, um monstro, e também a substituição de personagens que Jiro aparece pela segunda vez como os seus fãs sempre desejaram, neste Ep ele acompanha Goh para investigar algo suspeito em um grande depósito de lixo usando o capacete do G.A.M......( A Primeira vez que usou o capacete foi no E-15 A Vingança do Menino Monstro)
Também é neste Ep que o Capitão Kato deixa a série sendo substituído pelo Capitão Ibuki e vale ressaltar que o G.A.M neste Ep agiu por conta própria, ou seja, atuou sem capitão, pois o Capitão Kato se despede da série no inicio do Ep e o Capitão Ibuki só surge no final para se apresentar a equipe.


Episódio 29 - Jiro Contra o Monstro
Kaiju- Yadokarin

Jiro se mete em uma grande encrenca quando se vê preso dentro de uma cápsula espacial grudada nas costas do Monstro Yadokarin, e tudo isso por causa de uma caixinha que ele retira de uma amiga sem a devida permissão ocasionando uma sucessão de erros. E Tudo isso se deve a curiosidade do menino que a todo custo quer abrir a caixa para descobrir o que há no seu interior, a curiosidade acaba contaminando Goh que também se apossa da caixa causando uma grande confusão.


Episódio 34 - Um Novo Tipo de Vida
Kaiju - Leogon
Jiro mais uma vez está em apuros e por pouco não é estrangulado neste Ep que traz de volta às telas o conceito do cientista louco com toques requintados que lembram os antigos filmes de Terror da Hammer Films com todos os elementos necessários para um trama sombria.
Uma casa com pouca iluminação que parece mal assombrada...Um laboratório sombrio...várias cobaias...Um cientista brincando de ser deus... E até um lago para compor toda atmosfera deste Ep que foi escrito por um menino de 16 anos chamado Shinichiro Kobayshi que nos apresenta a um monstro meio planta meio animal e que ainda de bonus traz na trilha sonora a canção da banda PYG (Hana Taiyo Ame) embalando o climax do Ep.

Shinichiro Kobayshi anos mais tarde participou do concurso da Toho para escolha de uma nova história para um filme de Godzilla e sua história ficou em primeiro lugar dando origem ao filme Godzilla Vs Biollante de 1989.........

 

Episódio 37 - Ultraman Morre ao Entardecer
Kaiju - Benstar (Estelar), Seagorath (Marítimo), Black King (Negrume) e Seijin-Nackle (Poderosos do Espaço)
Neste Ep Jiro fica orfão pois seus irmãos, Aki Sakata e Ken Sakata são friamente assassinados pelos Poderosos do Espaço que chegaram ao planeta Terra com um plano para executar Ultraman e não pouparam esforços desestabilizando o coração e a mente de seu hospedeiro atacando sua família.

A Cena dos corpos sem vida dos irmãos de Jiro deixados na estrada é algo muito forte que nunca foi esquecido pelos fãs desta série.........ainda mais se levando em conta que este é o primeiro Ep do bloco de Natal, e foi exibido no Japão no dia 17-12- 1971 uma semana antes do Natal.


Episódio 38 - Quando Brilha a Estrela de Ultra
Ultras - Ultraman e Ultraseven
Kaiju - Black King (Negrume) e Seijin- Nackle (Poderosos do Espaço)
Ep que nos mostra com quem Jiro passou a viver após ter perdido sua familia pois embora muitos fãs achassem que ao se tornar orfão no Ep anterior o menino fosse viver com seu cunhado Hideki Goh, p isso não aconteceu e Jiro passa a viver com a jovem Rumiko Maruno que morava no apartamento vizinho no local onde sua familia vivia.

Este Ep é marcado pela aparição do Ultraman Original, de seu hospedeiro Shin Hayata e também de Dan Moroboshi e de sua forma real ou seja Ultraseven.


Episódio 40 - A Mulher de Neve
Kaiju - Nevado (Snowgon)
Seijin - Black (Black de Saturno)

Jiro e Rumiko acabam se expondo ao perigo em um passeio nas montanhas geladas que estão servindo de esconderijo para Black de Saturno e seu monstro Nevado. Neste Ep que nos remete ao famoso conto da Mulher de Neve escrito pelo roteirista Toshiro Ishiro que parece não gostar muito de Ultras e que vez ou outra sempre consegue colocar os heróis em situações bizarras e com este Ep não foi diferente, pois Ultraman Jack neste Ep foi despedaçado pelo monstro em uma cena que deve ter deixado os fãs desesperados.
Felizmente graças ao Ultra Bracelete Jack conseguiu se restabelecer e vencer Nevado.


Episódio 41 - A Vingança de Baltan Jr
Mecha - Builgamo
Seijin - Baltan Jr

Aventura que mostra Jiro, um amigo com seu cão e o próprio G.A.M se tornando reféns dentro de um gigantesco robo que estava disfarçado dentro de um prédio em construção.....O robô foi trazido desmontado do espaço pelo Alien Baltan Jr para executar sua vingança e isso torna este Ep bastante interessante pelo fato de que pela primeira vez Ultraman Jack não enfrenta nenhum monstro (Kaiju).
O Ep marca o reaparecimento da  raça Baltan  pois eles não apareciam desde o Ultraman Original (1966) levando-se em conta que Ultraseven (1967) não enfrentou nenhum membro desta raça.

Muitos fãs afirmam que Baltan Jr não morreu no final deste Ep pelo fato de ter desaparecido em um feixe de luz sob o ataque de Ultraman Jack...........


Episódio 45 - Matem Hideki Goh
Bio Kaiju - Robonezu
Seijin - Cygnus 61 (Erika Shiratori) e Alien Messie (Meshiano na Dublagem)

O Alien Meshiano traz para a Terra a pequena Alien Cygnus 61( Na Dublagem a pequena Erika diz ao G.A.M veio de Shiratori 71) para usa-la no assassinato de Hideki Goh.
A Menina faz sua primeira tentativa controlando Robonezu más falha e logo após faz uma segunda tentativa colocando uma bomba para explodir o avião em que Goh deveria estar e após falhar novamente se infiltra na escola onde Jiro estuda e aproxima-se dele com a intenção de enviar outra bomba em forma de caneta para matar seu cunhado.
Jiro ajuda a localizar a menina Erika Shiratori e assim junto com Goh e Kishida descobrem que ela está sendo controlada por uma tiara colocada em sua cabeça pelo Meshiano (Alien Messie).


Episódio 51 - Os 5 Juramentos de Ultra
Kaiju - Zetton II
Seijin - Bat (Morcego)

Ep que finaliza a saga de Ultraman Jack em nosso planeta.
Repleto de emoção este Ep tem a direção de Ishiro Honda e foi roteirizado por Shozo Uehara e nos mostra que os Ultras anteriores e Jack não são os únicos, pois existe um planeta inteiro cheio deles que está a beira de uma grande guerra......Neste Ep Jiro e Rumiko são raptados pelo Alien Morcego para assim desestabilizar Hideki Goh tornando a batalha mais fácil de ser vencida.
Durante algum tempo Jiro e Rumiko ficam nas garras do Morcego que além de sequestrar os dois também trouxe um novo Zetton para destruir Ultraman.
Após os eventos que culminam na suposta morte de Hideki Goh, Jiro e Rumiko ainda o encontram pela última vez para as considerações finais sobre sua partida e neste encontro Goh pede a Jiro que recite os 5 juramentos más ele se recusa, então Goh lhe diz para entrar para o G.A.M quando crescer se despede de Jiro e caminha em frente a praia e abre os braços para se transformar em Ultraman Jack.
Ao ver sua ultima referencia familiar se afastar no céu Jiro começa a correr pela praia recitando os 5 juramentos de Ultra com lágrimas nos olhos:

Não ir Para a Escola Com Fome...
Pular da Cama ao Nascer do Sol de um Dia Bonito...
Tomar Cuidado Com os Carros Quando Atravessar a Rua...
Não se Aproveitar dos Outros...
Brincar descalço no Chão...


Ultraman Ace, episódio 10 - Combate Decisivo: Ace Versus Hideki Goh
Choju - Zaigon
Seijin - Antirah
Após o fim da saga de Ultrama Jack em nosso planeta Jiro Sakata retorna na série seguinte em um Ep que é de cortar o coração dos fãs de O Regresso de Ultraman.

O Ep 10- Combate Decisivo: Ace Versus Hideki Goh de Ultraman Ace foi ao ar no Japão em 6 de Setembro de 1972 e ao mesmo tempo que brindava os fãs com a presença de três personagens de O Regresso de Ultraman (Hideki Goh...Jiro Sakata...Rumiko Maruno) também causou uma grande compaixão no público causada pela possibilidade de um reencontro entre o menino e seu grande amigo.

O Ator Hideki Kawaguchi interpretou o personagem durante toda a saga de Jack e isso o deixou muito confortavel ao assumir novamente o personagem sem contar que ele estava novamente contracenando com velhos companheiros, Jiro nos passa um pouco de tudo nesta aventura....Alegria...Ansiedade...Tristeza...Esperança...E Muita coragem.

O Alien Antirah se disfarça de Hideki Goh deixando Jiro e Rumiko com grandes esperanças de que ele teria voltado más após Goh ir parar no hospital fingindo estar ferido sua farsa começa a ser desmascarada pois Jiro pergunta a ele desde quando se tornou canhoto após perceber que ele além de não sabe segurar o Hashi também estava usando a mão esquerda para se alimentar dos bolinhos que Rumiko preparou.

O Jiro que é mostrado neste Ep parece ter saído direto do último Ep de O Regresso de Ultraman pois parece ainda mais destemido, e em certo momento parte para a luta corporal com o Alien Antirah que lhe fez ter falsas esperanças.

No final deste Ep Jiro recita novamente os 5 Juramentos de Ultra e ainda executa um deles ao "tirar os sapatos" e contemplando o céu onde só ele pode ver o rosto de Hideki Goh se despede da franquia Ultraman.............


Jiro Sakata não foi o único personagem infantil dentro da franquia Ultraman e quem acompanha de perto sabe que algumas crianças tiveram participações de destaque dentro das tramas interagindo com adultos...Aliens...Esquadrões...Monstros e Ultras cumprindo seus papeis e representando a molecada que assistia e se indentificava com estas produções, más Jiro é um personagem que teve uma participação que ficou marcada para sempre dentro da franquia. E Isso se deve muito a boa interpretação do ator mirim Hideki Kawaguchi que deu vida a Jiro ajudando a criar uma grande personalidade fazendo com que todos que acompanharam sua trajetória acreditassem que era possível ser uma criança normal dentro de um mundo fantástico e cheio de aventura onde um heroi gigante poderia surgir em seu auxilio sempre que estivesse em perigo eminente.

A Série o Regresso de Ultraman poderia ter sido produzida sem a existencia deste carismático e corajoso personagem que por muitas vezes nos fez rir, nos fez ficar irritados, nos demonstrou coragem, nos fez chorar, e nos mostrou o poder e o valor da amizade .................Más com certeza não seria a mesma coisa.


0 Comentários