Ultraman Americano....

O Que esperar???

Todo fã de produções originadas na chamada "Terra do Sol Nascente" sabe que o flerte dos habitantes da "Terra do Tio Sam" para com elas já vem de longa data e que muitas adaptações foram criadas em vários gêneros ao longo de décadas. Os Americanos já adaptaram as franquias Super-Sentai....Kamen Rider....Godzilla....Dragon Ball....Death Note.... Guyver e muitos outros filmes e séries que se tornaram populares fora do Japão, e até mesmo uma versão de Os Sete Samurais do renomado Akira Kurosawa "Made in U.S.A" - Sete Homens e Um Destino.......
É Claro que não citei tudo que os Americanos colocaram em suas mãos e inseriram seu American Way of Life, pois do contrário esta matéria se tornaria um livro... porém, agora temos a promessa de que o maior heroi do Japão está, por assim dizer, escalado para ser reentroduzido para o mundo através de um audacioso projeto americano......Por isso o Blog Ultraman QG acha que já está na hora de falar sobre os novos planos para o futuro do gigante prateado e também de quem está por trás desta empreitada.


Ultraman 1966....
Após o sucesso de Ultra Q em 1966, o mestre dos efeitos especiais Eiji Tsuburaya (Que também co-criou Godzilla), lançou a espetacular série Ultraman, que mesmo tendo alcançado surpreendentes  índices, durou menos de um ano no ar contando com apenas 39 episódios, embora sejam 40 se contarmos com o especial de lançamento que foi exibido sete dias antes da estreia....
As emocionantes aventuras do gigante espacial encantaram crianças e adultos que ainda viviam a "Idade dos Monstros Gigantes", uma grande sensação iniciada nos cinemas por Godzilla e sua turma e que, desde a época de sua exibição, estava dentro da casa das pessoas através das séries de TV.
A série rendeu tantos frutos que acabou saindo do Japão e foi assistida em outras partes do mundo, colecionando fãs de todas as idades e nacionalidades, tornando-se um verdadeiro legado e abrindo oportunidade para que outros Ultras fossem criados, embora não existisse a intenção de se criar uma franquia.


Jeff Gomez....
Depois desta  pequena introdução sobre o primeiro gigante prateado, chegou a hora de falarmos do que está por vir e de quem está por trás de tudo isso.....
É muito improvável que os fãs  tenham ouvido falar de Jeff Gomez, CEO (Chief Executive Officer) da empresa Starlight Runner Entertainment, que alega ser um grande fã e entusiasta da franquia Ultraman desde sua juventude em Porto Rico, e que através da sua empresa já fez muito barulho com campanhas produzidas para marcas de grande prestígio mundial...... A Coca-Cola....Hasbro....Walt Disney....e Sony Pictures são algumas das marcas clientes da empresa, que também já se aventurou  em filmes campeões de bilheteria como Piratas do Caribe...Avatar....Homen Aranha e Homens de Preto.
A Tsuburaya Productions ofereceu a Jeff algo que pode ser chamado de "O Trabalho dos Sonhos", ou melhor dizendo, trazer de volta o Ultraman para o público Americano através de um sistema multifacetado de licenciamento de marcas e narrativa transmídia. Juntando forças com Danny Simon, lendário especialista em licenciamento e CEO do The Licensing Group Ltd., Gomez e a Starlight Runner Entertainment vão usar  seu talento para criar experiências transmídia aliadas com a experiência de Simon no campo de licenciamento de marcas para expandir o alcance do famoso gigante.

Jeff Gomez no Brasil na PUCRS.
O Produtor veio ao Brasil em Abril de 2019 ministrar um curso de Comunicação Transmídia.

Jeff Gomez, como produtor transmídia de Ultraman e sua equipe da Starlight Runner, tem pela frente a missão de reconstruir uma cosmologia totalmente nova em inglês para os personagens do universo Ultraman, além de capitalizar a franquia por meio de merchandising e entretenimento multiplataforma, junto com o Streaming....Blu-Rays....Games....Video-Clipes....Vestuário....Celulares....Guloseimas....HQs....Capas de Cadernos....Calçados.... E o que mais a imaginação permitir. E também está incluído no pacote o anime Ultraman da Netflix do qual em breve teremos uma segunda temporada.
Estima-se que a lucratividade deste projeto para a Tsuburaya Productions seja de US$ 70 milhões em receitas de licenciamento em todo o mundo, e com a mais absoluta  certeza  da reputação que Ultraman desfruta com os fãs de todas as idades, Gomez e Simon já tem meio caminho andado para expandir o poder dos personagens deste universo.


Jeff Gomez e Seus Planos....

Para finalizar este informativo, nós do Blog Ultraman QG separamos trechos da entrevista que Jeff Gomez deu a Chris Hadley, do site Medium, onde ele fala de sua paixão por Ultraman e também um pouco de seus planos para o herói.
Escolhemos as perguntas mais interessantes para explicar o que podemos esperar dentro do universo Ultraman.

1) Chris Hadley (Chris)- Nos Diga Como Você Entende Ultraman.
Jeff Gomez (Jeff) - Ultraman é um dos  super-heróis mais  populares de todos os tempos no Japão, seu país de origem. Ele é tão conhecido e amado lá quanto o Super-Homem é para nós aqui nos Estados Unidos. Ultraman foi criado por Eiji Tsuburaya, o pai do tokusatsu, que ganhou notoriedade com seus filmes de efeitos especiais que enfatizavam o uso de miniaturas e homens em documentários que retratavam a participação do Japão na segunda guerra mundial e que décadas depois ajudou a dar vida ao monstro Godzilla com atores em trajes de monstro para criar sequências que impressionavam e  aterrorizavam  os espectadores. Eiji Tsuburaya criou a adequação (Suitmation) que deu vida a Godzilla e a todos os  monstros gigantes em meados da década de 50 até o início dos anos 70. Para permanecer em nosso planeta, Ultraman deve ter um hospedeiro humano  pois além de não poder permanecer como um gigante o nosso sol lhe é fraco e hoje em dia vejo que Ultraman também precisava ver o mundo através  olhos humanos.
Dentro de meio século, surgiram dezenas de encarnações de Ultraman, cada uma com seu próprio nome e personalidade, a maioria  com suas próprias séries, animes ou longas-metragens. O universo da franquia é vasto e infinitamente complexo. Até hoje, o Ultraman (propriedade) gera milhões por ano em brinquedos e dezenas de produtos licenciados para Tsuburaya, e há uma nova série a cada ano.

2) Chris- Como Você e Starlight Runner se Envolveram Com Este Projeto?
Jeff - Eu assisti Ultraman pela primeira vez dublado em espanhol enquanto visitava meu pai em Porto Rico no início dos anos 70. No começo, eu não gostava muito de estar longe de Nova York e dos meus amigos, mas esse super-herói alienígena prateado gigante e os monstros semelhantes a Godzilla que ele enfrentava mudaram minha minha cabeça rapidamente! A rede de TV exibia Ultraman e Ultraseven  juntamente com outras séries live-action e animes, e isso despertou meu amor por todas as coisas da Japão por toda a vida. Eu conheci Danny Simon, chefe do The Licensing Group, através de Isaac Wu Chen, um amigo em comum na China e durante uma visita ao seu escritório em Los Angeles, ele me disse que sua última negociação foi com a Tsuburaya Productions e que os Japoneses  estavam explorando a possibilidade de trazer Ultraman de volta ao cenário global e então eu disse a ele que estava super interessado nisso.
Percebendo que eu havia trabalhado em algumas grandes franquias de Hollywood, Danny achou que não faria mal me levar junto para falar sobre as possibilidades de multiplataforma para Ultraman. Eu preparei uma apresentação que previa como a franquia poderia ser relevante e ressonante para o mundo de hoje e acho que impressionou a equipe Tsuburaya.

3) Chris - Encarregado de Criar um Documento de Mitologia da Franquia baseado na  Existência de Ultraman, Que Passos Você e Sua Equipe Tomaram Para se Manter Fiel ao Espírito dos  Personagens Icônicos Para se Adaptar às Demandas da Mídia Moderna e de Seus Consumidores?
Jeff - Nosso primeiro passo foi documentar o Universo Ultraman, fazendo um balanço da mega-narrativa da franquia que data de mais de cinquenta anos! Ultraman possui mais conteúdo do que qualquer série de TV na história, superando até mesmo  Doctor Who!
Estamos nos mantendo fiéis à franquia, revendo cada episódio, cada longa, cada encarnação animada, cada pedaço de conteúdo canônico associado ao Ultraman. Também nos colocamos em contato com os atuais fãs do Ultraman em todo o mundo, fazendo perguntas, solicitando suas opiniões e levando em consideração suas perspectivas.
Quando se trata de adaptar Ultraman para novos conteúdos, estaremos nos comunicando e protegendo a essência desses personagens e seu mundo de histórias, mas também queremos dar aos criadores uma grande liberdade para contar suas próprias histórias dentro dele e também estaremos analisando as contradições inatas da franquia, a cosmologia e a cronologia dela.

4) Chris - Como Você e a Tsuburaya Pretendem Desenvolver Este Novo Universo Ultraman?
Jeff - No momento estamos focados em documentar, simplificar e reconciliar dezenas de séries, filmes e especiais diferentes, alguns dos quais ocorrem em realidades dimensionais inteiramente diferentes. Em outras palavras, os shows de Ultraman não acontecem na mesma continuidade - eles se ramificam ou reinicializam o tempo todo! Estamos desenvolvendo um tipo de teoria de campo unificado para unir tudo, o que é um trabalho incrível de se fazer.

5) Chris - Quais os Planos da Starlight Runner Para Expandir o Alcance da Marca Ultraman?
Jeff - No licenciamento tradicional, o conteúdo ou empresa de produtos de consumo tinha o direito de usar a imagem e contar histórias sobre os personagens, mas não se importava como essas histórias se encaixavam na continuidade do filme, série ou quadrinhos.
A abordagem que o The Licensing Group e o Starlight Runner está adotando é um pouco diferente, e quando você se torna um parceiro Ultraman, você se torna um contador de histórias oficial neste rico universo, e o que você tem a dizer é importante e relevante e precisa enfrentar o escrutínio dos fãs. Então, estamos procurando produtos de qualidade e integridade para as histórias. Pois em nossa experiência, nossos parceiros gostam disso, porque sentem que nos importamos com seus produtos.

6) Chris - No geral, quais são suas esperanças para o sucesso imediato e de longo prazo deste projeto?
Jeff - Minhas medidas imediatas para o Ultraman incluem a campanha inicial de licenciamento para que seja um sucesso e que ajude a criar reconhecimento e impulso para a marca, e já podemos ver que alguns dos fãs mais antigos entre os nossos parceiros estão ansiosos para compartilhar esses heróis, monstros e aliens com suas famílias, amigos e etc.....
Estamos trabalhando em tempo integral  nos próximos meses e espero ver a Tsuburaya Productions fazer acordos para gerar novos programas de TV, séries de animação e filmes sobre o universo Ultraman e desejo que a franquia chegue na tela grande com efeitos especiais de última geração, pois isso é o que ele merece depois de inspirar crianças como eu por todos esses anos.


Nós da equipe do Ultraman QG estamos sempre torcendo para que tudo de bom e do melhor aconteça para a franquia Ultraman. Desejamos que todo este planejamento para o futuro dos heróis gigantes deste universo seja promissor e que a estrela de Ultra continue a brilhar de forma coesa e harmoniosa.

Nós estamos acompanhando todo o processo e estaremos informando com toda e qualquer informação a respeito desta nova jornada do patrulheiro intergalático de M-78..........Nos vemos em breve por aqui no Quartel General ........


3 Comentários

  1. O maravilha parabéns pelo artigo e certamente estarei pintando por aqui sempre, somos fans dos ultras, aquele abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a matéria!
    Confesso que nem sabia do caso do reboot americano até há pouco tempo, sendo pouco falado e tal. Só espero que não façam besteira como, vez ou outra, ocorre com outras franquias japonesas em mãos alheias kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sempre desperta curiosidade mas também me deixa apreensivo ainda mais quando se trata de franquias Japonesas.

      Excluir